Quinta-feira, 19 de abril de 2018
Ano XXIX - Edição 1503
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

20,16% dos eleitores não fizeram o recadastramento biométrico

16/03/2018 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Em números, do total de 20 mil eleitores que deveriam ter realizado a revisão, pouco mais de 15 mil compareceram no Cartório da 89ª Zona Eleitoral

Chegou ao fim o prazo do recadastramento biométrico em Três de Maio, na quarta-feira, 14, alcançando 79,84% do eleitorado local. O processo teve quase um ano para ser realizado, estando em vigor desde início de maio do ano passado.
Imensas filas se formaram nos últimos dias. As donas de casa Eliane Dudar dos Santos, 39 anos, Rosane Ferreira, 40, e a doméstica Nelise Walter, 38, haviam conseguido senhas para serem atendidas e, no começo da tarde de terça, 13, quando o Semanal esteve no cartório, aguardavam o atendimento. Na fila desde o começo da manhã, para garantir as senhas, e, também o atendimento, elas não se arriscaram a deixar o local por algum breve momento - ficaram direto.
"Peguei a senha e nem fui para casa, senão seria arriscado, porque para mim é difícil voltar amanhã (a quarta-feira, último dia do prazo), porque tenho uma filha de 10 anos. Felizmente, hoje, consegui que ela almoçasse na casa de uma vizinha, então pude vir. E é o terceiro dia em que venho; nos outros, tinha muita gente, acabavam logo as senhas e eu tinha que ir para casa", relatou Eliane.
Nelise, mãe de um menino de dois anos e um mês, o qual frequenta uma escola municipal de educação infantil, contou que, para ela, ficou mais fácil ir ao cartório só depois do fim das férias escolares.
"Meu marido trabalha o dia inteiro e eu não tinha onde deixar nosso filho. Só se fosse pagar alguém para cuidar, mas aí fica mais difícil", avaliou. As três disseram não esperar que nos últimos dias do prazo fosse haver filas tão grandes. 
Conforme o chefe do Cartório da 89ª Zona Eleitoral de Três de Maio, Luiz Carlos Toebe, o maior movimento foi registrado nesta semana, de segunda a quarta, quando a capacidade de atendimento, de 230 senhas distribuídas por dia, foi amplamente superada.
Ele citou um exemplo, na quarta, quando foram distribuídas 300 senhas. E, até às 15 horas, havia uma fila de 170 pessoas para o atendimento, que se estendeu por volta das 21 horas. Isso que, o atendimento no cartório ocorre no horário das 12h às 19h. 

E quem não compareceu, o que deve fazer?
O chefe do Cartório Eleitoral orienta aos eleitores que não compareceram para a revisão, para que aguardem na próxima semana as determinações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS). "Assim que tivermos novas orientações, serão divulgadas na imprensa local. Contudo, o título de eleitor, fatalmente, será cancelado para quem não compareceu", explica. 
Porém, segundo Toebe, mesmo tendo cancelado o título, o eleitor tem a possibilidade de ir fazendo a biometria depois que transcorrer todo o prazo de revisão, pois o documento deve ser reabilitado automaticamente. "Sobre o CPF, este não vai ser cancelado instantaneamente. Se acontecer, vai levar uns 30 dias ainda. As pessoas não precisam ficar em polvorosa neste primeiro momento", aconselha.

Na região, apenas os eleitores de Santa Rosa ainda não passaram pela revisão biométrica 
A maioria dos municípios da região já passaram pelo recadastramento biométrico e, inclusive, obtiveram bons índices de comparecimento do eleitorado. Como é o caso de Alegria, onde 99,9% dos eleitores passaram pela revisão, de um total de 3.149 eleitores. Situação semelhante ocorreu em Boa Vista do Buricá, Horizontina e Independência, onde mais de 90% dos eleitores também realizaram o procedimento. Já em Nova Candelária (2.325 eleitores) e São José do Inhacorá (2.127 eleitores), o percentual impressiona: 100% fizeram o recadastramento. Em Santa Rosa, que possui mais de 56 mil eleitores, o prazo para a revisão biométrica ainda não foi definido pelo TRE-RS.


SOBRE O REGISTRO: Assim como já ocorria anteriormente, última semana foi marcada por longas filas em frente e nas imediações do Cartório da 89ª Zona Eleitoral

FOTO: MURIAN CESCA



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

06/04/2018   |
06/04/2018   |
06/04/2018   |
29/03/2018   |
23/03/2018   |
23/03/2018   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS