Terça-feira, 23 de outubro de 2018
Ano XXX - Edição 1530
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

5ª EXPOTERNEIRA

09/03/2018 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
'Teremos negócios, teremos comércio, mas a ênfase é para a questão técnica', ressalta o presidente Dilson Mireski

Feira ocorrerá no próximo mês; dos cinco dias de realização, quatro terão entrada gratuita

A 5ª Expoterneira (Exposição da Terneira e da Economia Familiar) teve seu lançamento oficial no último sábado, 3, na sede da Aproleite, no Parque de Exposições Germano Dockhorn.
Após o ato de lançamento, que reuniu imprensa, autoridades, comissões do evento e lideranças da comunidade, foi servido um almoço. A feira ocorrerá entre 11 e 15 de abril, no parque.
O presidente da feira, o empresário Dilson Mireski, chama atenção para a importância de se enfatizar, na programação, o principal objetivo do evento. "Temos negócios, temos comércio, mas a ênfase é para a questão técnica", frisa ele, se referindo à oferta de conhecimento técnico aos produtores.
"Melhorando a bacia leiteira, aumenta a produção de leite e, assim, aumenta a rentabilidade, tanto para o produtor quanto, consequentemente, para o comércio. Isso gera um bom resultado para todo mundo", analisa.
Dentro desse objetivo, já estão marcados o Fórum Estadual do Leite - Três de Maio produz diariamente 120 mil litros -, um amplo dia de campo e o Seminário da Soja.

Entrada gratuita
A edição deste ano da feira tem um orçamento na faixa dos R$ 500 mil. Entre os dias 11 e 14, a entrada no parque será gratuita - os shows, entretanto, terão cobrança de ingresso. A única data em que o acesso ao parque será cobrado vai ser o dia 15, domingo.
O estacionamento - que será gerido pela mesma empresa responsável pelos shows e pela praça de alimentação - será cobrado, em todos os dias de feira.
A organização espera receber, ao longo dos cinco dias de evento, um público de 50 mil pessoas.

110 animais já confirmados
Na organização do dia de campo, estão envolvidas diferentes entidades. A tendência é de que as estações abordem questões como a produção leiteira, conservação do solo e produção de grãos, mas a definição dos temas deve ocorrer dentro de até 15 dias.
"É importante integrarmos a produção leiteira com a produção de grãos, porque hoje as famílias precisam também ter uma outra renda, para poder viabilizar um investimento maior na propriedade", observa Dilson, que foi vice-presidente da última edição e, ainda, secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente.
"Se o produtor tem somente a produção leiteira, produz 200 litros por dia, ele não vai conseguir comprar uma ordenhadeira melhor, um resfriador melhor. Então, ele precisa do conjunto (de atividades na propriedade), seja com a produção de grãos, de hortifruti, de frutas, legumes, verduras", acrescenta.
São 110 animais cuja vinda já está definida - de um total de 120 boxes disponíveis -, entre exposição e participação nos concursos. Até o momento, de 17 municípios convidados, 11 - além da Embrapa e da Setrem - já têm presença confirmada.

Melhorias no parque
Para receber os visitantes, o parque está passando por melhorias. "Tem algumas ruas, principalmente onde tem início o espaço do Sicredi até o do Lions, que vão ser refeitas, haverá um espaçamento mais largo e serão colocados cordões", conta o responsável pelos espaços, alimentação e bebidas, o presidente da ACI, Luis Fernando de Souza.
Luis Fernando ainda diz que será feito um asfaltamento novo da rua localizada ao lado do pavilhão dos animais e da rua que fica em frente, defronte ao pavilhão 3 da agroindústria familiar.
Também há a possibilidade de que a rua do acesso lateral do parque venha a ser asfaltada. Fora esses trabalhos, há algumas outras questões, como de manutenção, limpeza, ornamentação, pinturas e acabamentos.
Além de haver as câmeras de monitoramento usadas a partir da 15ª Expofeira do Agronegócio, a novidade será a instalação de uma câmera na entrada do parque.

Ainda há espaços disponíveis
De acordo com a assistente técnica da Funcap, Ana Baiotto, 227 espaços foram disponibilizados para comercialização. Até a última terça, 67,8% haviam sido vendidos. Dos 177 internos, 119 foram comercializados, e, dos 50 externos, 35. Os expositores são oriundos de aproximadamente 40 municípios, inclusive do Paraná.
Interessados em adquirir espaços podem procurar Ana, pelos telefones (55) 3535-2170 e (55) 99631-6975 ou pelo e-mail abaiotto@yahoo.com.br. Os espaços serão comercializados até a semana de início da feira ou até que estejam disponíveis.

Novidades na programação
Na programação da feira, algumas das novidades serão um festival infantil de música, organizado pelas escolas municipais, o Dia do Negócio e, ainda, um evento que reunirá cervejeiros e outro que reunirá motociclistas, além de haver, também, a volta da Expodinâmica.
O Dia do Negócio, que reunirá empresas de diferentes segmentos e ocorrerá na sexta, tem a proposta de oferecer preços ainda melhores ao público. "Para a feira, normalmente as empresas já fazem um preço diferenciado, e para o Dia do Negócio estão sendo planejados descontos maiores ainda", afirma o presidente.
A Expodinâmica, por sua vez, será realizada numa área de quatro hectares, totalizando 20 espaços disponíveis, e, nesta atração, as empresas vão mostrar produtos e inovações tecnológicas na produção de forragens e grãos para a alimentação de bovinos de leite.
Os eventos que reunirão os cervejeiros e os motociclistas ocorrerão no mesmo dia, sábado, 14, durante tarde e noite. Os cervejeiros colocarão seu produto para degustação no parque - a forma por meio da qual o público poderá participar, eventual limite individual de degustação, tudo isso ainda será discutido -, enquanto os veículos dos motociclistas estarão expostos para o público conhecer.
Algumas outras atrações da programação da feira serão a Festa Campeira do CTG Tropeiros do Buricá, que ocorrerá entre a sexta-feira e o domingo, e uma etapa da Copa Cidades de Motocross, no domingo.
A realização da 5ª Expoterneira é da Prefeitura, Funcap, Câmara de Vereadores, Cotrimaio, Certhil e Sicredi, com apoio da ACI, Sindilojas, Setrem, Embrapa, Unitec, Emater/RS-Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Sindicato Rural.

No registro: O presidente da feira, Dilson Mireski, e o responsável pelos espaços, alimentação e bebidas, o presidente da ACI, Luis Fernando de Souza

FOTO: MURIAN CESCA





Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

06/09/2018   |
13/04/2018   |
23/03/2018   |
09/03/2018   |
20/10/2017   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS