Terça-feira, 19 de junho de 2018
Ano XXX - Edição 1512
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Crianças, espelho dos adultos!

02/03/2018 - Por Yara Lampert
Tweet Compartilhar
Que exemplos estamos dando?
Temos que parar de dizer que as crianças e os adolescentes estão mal educados.  Até por que, se isso for, somos responsáveis, e, temos a nossa parcela de culpa. Nada tem mais impacto na formação de uma criança do que o comportamento dos adultos, principalmente, dos seus pais. Muito mais importante do que dizer ao seu filho o que ele deve fazer é mostrar, com atitudes positivas o que ele deve fazer. As palavras são importantes, mas, as atitudes, muito mais. Os pequenos se espelham nos adultos a todo o momento. Mais do que falar em valores, é necessário, praticá-los no dia a dia.
 
Aprendendo com exemplos
Especialistas orientam que, o exemplo que os pais podem dar aos seus filhos, é a melhor maneira de ensiná-los como devem se comportar na sociedade, com sentimento de equipe e respeito aos outros cidadãos. A primeira conduta e o primeiro comportamento social começam dentro de casa.  Se a criança percebe que os pais mentem, por exemplo, ela aprende também. 
Para que haja uma postura social correta é necessário que os pais reflitam bem sobre esse assunto, uma vez que a criança vai repetir a maneira, como eles se comportam em sociedade. Um exemplo é, se o pai ou mãe for gentil com as outras pessoas, seus filhos com certeza também serão.

Regras na sociedade
A sociedade impõem regras de boa convivência, mas, a primeira convivência social, vem de dentro de casa. Por isso, atitudes, devem servir como modelo de boa conduta para que eles possam viver bem na sociedade. 

Valores saudáveis
Outra maneira de educar a criança com assuntos relevantes é levar temas de sustentabilidade para serem discutidos dentro de casa, para que a criança tenha um conhecimento mais amplo, e maior respeito sobre o meio ambiente. Os pais podem abordar esse assunto de várias maneiras, com situações cotidianas, como por exemplo, de que maneira o lixo pode ser tratado, o consumo de energia, entre outros.
Quando a criança sabe que tudo pode ser aproveitado, eles incorporam esse conhecimento, abrindo espaço para a família refletir sobre como é realmente viver em sociedade, de uma maneira saudável.

Mídia
Atualmente, somos bombardeados pela televisão, redes sociais e todo o tipo de mídia. As informações nunca chegaram tão depressa, se para os adultos, é difícil assimilar certas coisas, imagina para uma criança. Refletir junto aos filhos, pode ajudar a eles, a ter uma imagem de respeito, em relação aos temas que são abordados. 

Ações solidárias
Algumas atitudes de solidariedade podem ser passadas dos pais para seus filhos, desde a mais tenra idade, dentre algumas: Adoção de animais, atitude que faz com que a criança aprenda a ter mais compaixão; Ensinamentos sobre como cuidar das próprias coisas, não jogando fora objetos bons que poderiam ser doados; Reciclar o lixo, além de economizar luz e água; Ter o hábito de ajudar pessoas carentes e levar o filho junto, sempre que possível; Ser gentil como as outras pessoas, para que as crianças, possam ter os pais como um bom modelo de cidadãos conscientes.

Palavras mágicas
Na realidade não são palavras mágicas, são simplesmente palavras essenciais que todas as crianças devem aprender desde cedo. Nunca é demais relembrar que as crianças aprendem pelo exemplo e pela forma como vivem, ou seja, terão a tendência de usar estas palavras quanto mais as ouvirem.  Aliás, quando as ouvem conseguem perceber melhor a sua real utilização.

As palavras mágicas básicas são:
- Por favor
- Obrigado
- Com licença
- Desculpe
- Perdão
- Bom-dia
- Boa-tarde

Como ensinar as palavras mágicas aos pequenos?
A forma mais simples de ensinar aos seus filhos ou educandos as palavras mágicas é utilizá-las:
- Sempre que a criança lhe entrega algo, agradeça;
- Utilize por favor ao pedir algo à criança;
- Diga bom dia pela manhã acompanhado de um sorriso, boa tarde na despedida ou boa noite ao deitar;
- Peça com licença ao passar à frente da criança;
- Peça perdão quando em algum momento falhou com a criança ou com o filho.

Fonte: http://educamais.com/palavras-magicas

FOTO: DIVULGAÇÃO




Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

15/06/2018   |
08/06/2018   |
01/06/2018   |
25/05/2018   |
18/05/2018   |
11/05/2018   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS