Terça-feira, 19 de junho de 2018
Ano XXX - Edição 1512
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Volta às aulas!

16/02/2018 - Por Yara Lampert
Tweet Compartilhar
Com a volta às aulas, vem sempre aquela mesma promessa: ser mais organizado. A gente sabe que não é nada fácil, ainda mais depois de passar aquele tempinho, sem fazer nada, a não ser só ficar de boa em casa, dormir até tarde, viajar e curtir uma praia e piscina. Mas, a verdade é que, nada é para sempre, e a volta às aulas é tão importante quanto às férias. E, para começar bem o ano letivo, com organização você sofre bem menos. Portanto, material escolar em ordem, uniforme em dia, horários pré-estabelecidos: lá vamos para mais um ano letivo. 

Algumas dicas, que vão ajudar a começar bem o ano letivo: 
Envolva toda a família 
Dormir mais cedo, almoçar no horário certo e diminuir gradualmente o tempo da criança em frente à TV e computador são atitudes importantes para voltar à rotina.

Revise os materiais escolares e economize
Antes de comprar a lista de materiais escolares, verifique os materiais que já tem em casa. Veja o que pode ser aproveitado, doado e o que deve ser descartado. Para auxiliar na realização das tarefas de casa, reutilize materiais dos anos ou semestres anteriores como lápis de cor, canetinha, cola, tesoura e guarde em caixas organizadoras com etiqueta indicando o conteúdo.

Identifique
É muito importante que a criança ou adolescente participe do processo de organização dos materiais, afinal, ela precisa saber o que tem à disposição para os estudos. Encapar e etiquetar os cadernos, colocar o nome em caneta, lápis, tesoura, canetinha hidrográfica, evita que se percam durante o ano letivo. 

Prepare-se com antecedência
Deixar a mochila arrumada, o lanche pronto e separar o uniforme ou roupa que irá vestir, garante eficiência e evita o estresse e eventuais atrasos.

Aos pais:
Seu filho está crescendo, valorize isso. Converse sobre os próximos dias mostrando os aspectos positivos do ano que começa. Rever os amigos, a "profe",  e, conhecer novos colegas. 

Organizando o material e a vida escolar
Separe as matérias
Que tal já começar a organizar o seu material? Independentemente se você prefere usar cadernos, pasta ou fichário, já dá para dividir as matérias. Com isso você evita ficar anotando as coisas em qualquer lugar e perder depois. Não exige nenhum esforço manter cada matéria em seu lugar e você vai se agradecer por isso quando tiver muito conteúdo.

Anote tudo
Isso é muitíssimo importante. Provavelmente na sua sala você já viu algum aluno pedindo a matéria para outras pessoas, né?! Mas a questão é que copiar as anotações do outro não tem o mesmo efeito. Se você se organizar e anotar durante a aula o que estiver aprendendo, você assimila melhor e isso vai te ajudar na hora de estudar. Nada como ter todo o conteúdo à mão de uma forma que você entenda. Ah, e se ficar com qualquer dúvida, não fique com vergonha de perguntar até entender tudo!

Tenha uma agenda
Tem gente que não faz questão e fica contando com a memória ou anotando na mão, mas chega uma hora que fica difícil. Existem agendas pequenas que nem pesam na mochila e, se preferir, pode baixar alguma no celular. Anotar as lições de casa, conteúdo da prova e prazos dos trabalhos desde o começo vai fazer toda a diferença quando você tiver muita coisa para fazer. Assim você garante que não vai esquecer de nada e fica mais atenta às datas. Você pode até escrever os seus compromissos diários nela também!

 Estabeleça metas
Não precisam ser grandes metas, como tirar 10 em todas as matérias (sejamos realistas). Pense em coisas que você pode fazer a curto e longo prazo para que o ano escolar seja o melhor possível. Talvez não tirar nota vermelha? Ou, quem sabe, entregar todos os exercícios? Garantir as melhores notas no começo para ficar tranquila depois? Pense no que você acha que será alcançável e positivo para você e tente seguir. Com objetivos, fica mais fácil ter sucesso.

Evite faltar sem necessidade
Toda escola tem um limite de faltas. Sabendo do seu, tente não ficar faltando sem realmente precisar, por qualquer bobeira ou até preguiça. Nunca se sabe quando algum imprevisto vai acontecer e você, de fato, não poderá ir à aula. Além de tudo, correr atrás do conteúdo depois não é a mesma coisa que acompanhar o raciocínio no momento de aula.

Estude desde o começo
Não existe fórmula mágica para estudar. Cada um aprende melhor de um jeito diferente: pode ser lendo, escrevendo o conteúdo, resolvendo exercícios, fazendo fichas. Da forma que for ideal para você, tente ir estudando os conteúdos conforme eles vão sendo ensinados, assim você se assegura de que não tem nenhuma dúvida e reforça o que aprendeu. Além disso, na hora de pegar mais firme para as provas, você já estará afiada.

Pare de procrastinar
Deixar as coisas para fazer depois pode ser muito tentador, mas também pode te confundir e, pior, te fazer desistir. 

Tenha como hábito: 
Tem tempo de fazer uma lição de casa em sala? Aproveite! Precisa fazer um trabalho para entregar? Comece logo. Quer fazer um resuminho para estudar? Nada te impede! Com certeza alguma experiência já te mostrou que deixar tudo para a última hora é desesperador. Não é tão trabalhoso assim. Se você levar isso com você desde o primeiro dia de aula, com certeza terá um ano incrível, organizado e com bons resultados!



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

15/06/2018   |
08/06/2018   |
01/06/2018   |
25/05/2018   |
18/05/2018   |
11/05/2018   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS