Sexta-feira, 20 de outubro de 2017
Ano XXIX - Edição 1479
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Dia 26/9 Dia do Surdo e dia 27 aniversário da Escola de Surdos

29/09/2017 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Mais de 20% da população brasileira tem algum tipo de deficiência, sendo 5% da população surda. Assim, nesse dia do surdo queremos acolher, respeitar e valorizar a vida, o ser humano que apenas se comunica de forma diferente que é a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e em especial, a população surda. Que Deus sempre os abençoe e ilumine suas vidas! 
A data de 27/9 é marcada no coração de muitas famílias. Data de aniversário da Escola de Ensino Médio Concórdia para Surdos de Santa Rosa, mantida pela APADA (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos). Única escola na região no atendimento de crianças surdas. Como não lembrar de uma escola que acolheu muitas famílias que não sabiam que direção tomar quando da notícia da surdez. Ou também que abriu as portas do coração e acolheu surdos que estavam incluídos e que não acompanhavam o desenvolvimento na sua íntegra, numa escola regular sem intérprete. 
Quantas histórias de vida superadas das angústias, das incertezas, dos desafios, das lutas pelos direitos para uma educação de qualidade, pelo direito de ser incluído numa sociedade, de ter um trabalho digno, de ser respeitado como um ser humano que tem sentimentos. Foram 25 anos de trabalho na escola, e que aprendi muito! A realização da criança com suas pequenas mãozinhas fazendo seus primeiros sinais, a alegria de ser compreendido e haver comunicação. Não tem preço que pague esses momentos na vida. 
Acolher famílias, orientá-las, apoiar, e mostrar que o surdo é capaz e que não estão sozinhos, pois eu também tenho uma filha surda que nos surpreende com sua capacidade, seu interesse, sua luta para alcançar seus objetivos. Quero agradecer a oportunidade que tive em trabalhar nesta querida escola, e agradecer a todos que juntos sonhamos e acreditamos no potencial do surdo. Quero registrar e compartilhar a fala da ex-diretora e fundadora da escola,  Lenir T. N. Dutra, uma grande mulher que  não mediu esforços e estava de braços  e coração abertos para acolher o surdo e sua família!  
"Hoje eu acordei com saudades de você e pensei em registrar o que de tão lindo passamos ...É teu aniversário minha querida Escola Especial Concórdia para Surdos...Lembro a nossa luta para você nascer crescer e proporcionar tantos momentos lindos. Digo sempre que cada tijolinho lá colocado foi um voluntário que acreditou e ajudou ..Foram tantas ajudas que não me arisco a citar para não magoar alguém.. Mas não posso deixar de lembrar da Comunidade Luterana e o Colégio Concórdia.. Que nos deram abrigo amor e confiança.. Lembro do Centro Cívico lotado assistindo a Apresentação do CEDA de Porto Alegre e o secretário municipal de Educação anunciando a fundação da nossa Escola Quando o professor Alcides Vicini anunciava nossos corações transbordavam de alegria e responsabilidade sabíamos da importância da causa E com o lema Educar é fácil basta amar você chegou ao seu objetivo...Escola Especial Concórdia onde muitos alunos puderam mostrar seu potencial...quero te dizer minha filha Te amo e que Deus na sua infinita bondade continue te abençoando para dar a mais surdos essa oportunidade de crescer e mostrar que vieram para fazer a diferença para mostrar quanto são capazes .Obrigada a TODOS que passaram por lá como profissionais como pais como colaboradores que não foram poucos a todos o nosso agradecimento .Nossa eterna gratidão!"

Telci R. Krause 
 Professora por 25 anos na Escola de Surdos (agora aposentada) e intérprete de Libras





Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

13/10/2017   |
06/10/2017   |
22/09/2017   |
15/09/2017   |
08/09/2017   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS