Domingo, 19 de novembro de 2017
Ano XXIX - Edição 1484
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Setembro Amarelo - Mês para alertar sobre as causas e as formas de combater o suicídio

08/09/2017 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Assunto pouco discutido, o suicídio tem crescido nas mais diferentes faixas etárias. A depressão é uma das principais causas

"Falar é a melhor solução". Esse é o slogan da Organização Mundial de Saúde (OMS) para o mês 'Setembro Amarelo'. Iniciado no Brasil pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), o Setembro Amarelo realizou as primeiras atividades em 2014 concentradas em Brasília. A partir de 2015, já conseguiu uma maior exposição, com ações em todas as regiões do país. Mundialmente, o IASP (Associação Internacional para Prevenção do Suicídio) estimula a divulgação da causa, vinculado ao dia 10 do mesmo mês no qual marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
Conforme especialistas, o suicídio tem prevenção em mais de 90% dos casos, pois as vítimas sofrem de transtornos mentais ou emocionais. Ao lado de esquizofrenia e dependência química, a depressão é o principal fator que une as pessoas que encontram na morte a única saída.
Contudo, a maior barreira à prevenção desse problema ainda é o silêncio. Fala-se muito pouco sobre o assunto e sobre a própria depressão, seja publicamente, seja dentro dos lares. Essa situação não é exclusiva no Brasil, acometendo quase todos os países.
Sabe-se que o suicídio é um problema de saúde pública e que gera traumas familiares. Estatísticas apontam que este mal leva à morte um brasileiro a cada 45 minutos e pelo menos o triplo disso tentou tirar a própria vida no mesmo período. Em Três de Maio, infelizmente, vem sendo registrado um triste aumento dos casos nos últimos anos, especialmente, entre jovens e adolescentes.
Este ano, no município, as atividades relacionadas ao Setembro Amarelo serão realizadas em parceria da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e Centro de Valorização da Vida (CVV), e outras entidades ligadas ao tema, e ainda, a Associação Comercial está engajada na causa. Sendo assim, a ACI declara o apoio às empresas associadas que quiserem colocar iluminação em amarelo, aplicação do símbolo da campanha ou sinalização de forma a remeter ao tema do Setembro Amarelo, nas vitrines e/ ou outros locais comerciais e públicos.

Programação do Setembro Amarelo, organizada pelo CVV e Secretaria Municipal de Saúde de Três de Maio
Sábado - 9/9 - Motoada (passeio de moto) com o Moto Clube Gaviões dos Pampas, a partir das 9h30min, em Três de Maio 
Quarta - 13/9 - Palestra em Campo Novo 
Sexta - 15/9 - Caminhada pela Vida, 15 horas, com saída de frente da prefeitura de Três de Maio. Antes, haverá mateada no local.  
Sexta - 22/9 - Palestra em Ajuricaba 
Quarta - 27/9 - Palestra em Independência  
Quinta - 28/9 - Palestra em Bom Progresso  
Sexta - 29/9 - Mesa redonda na Câmara de Vereadores, 9 horas, com Secretaria Municipal de Saúde, profissionais da psicologia e enfermagem (este evento não é aberto ao público em geral)

Sobre o CVV (fone 188)
O CVV (Centro de Valorização da Vida) é uma das organizações não-governamentais mais antigas do país, com 55 anos recém completos. Atuou sempre, exclusivamente, com voluntários em atendimentos gratuitos para ouvir a apoiar pessoas que precisam conversar, muitas delas com ideias suicidas. Atualmente, são quase 2.200 voluntários em todo o país, atendendo a 1 milhão de chamados anualmente por telefone, e-mail, chat, carta ou pessoalmente. 
Trata-se de uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal em 1973, sem viés religioso ou ligado a qualquer outra iniciativa. É associado ao Befrienders Worldwide (www.befrienders.org), entidade que congrega as instituições congêneres de todo o mundo e participou da força tarefa que elaborou a Política Nacional de Prevenção do Suicídio do Ministério da Saúde.
Em Três de Maio, o Posto CVV está em atividade desde janeiro deste ano, tendo como coordenadora Cláudia Regina Demo. O posto está localizado na Rua Osvaldo Cruz-381- anexo ao Hospital São Vicente de Paulo, em Três de Maio. O e-mail é tresdemaio@cvv.org.br e o fone 188. A ligação, gratuita, pode ser feita de telefone fixo e celular, 24 horas por dia. 
O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. 




Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

10/11/2017   |
10/11/2017   |
06/11/2017   |
03/11/2017   |
27/10/2017   |
13/10/2017   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS