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Trechos das ruas Padre Cacique e Osvaldo Cruz terão mão única a partir do dia 18

08/09/2017 - Por Jornal Semanal
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Objetivo, com a alteração, é de que sejam abertas mais vagas de estacionamento
A partir do dia 18, segunda-feira, os condutores que trafegarem no trânsito três-maiense deverão estar atentos a uma mesma mudança que será feita em duas ruas centrais: a Padre Cacique e a Osvaldo Cruz passarão a ter mão única.
Na Padre Cacique, o sentido da via será Colégio Dom Hermeto/Banco do Brasil - seguindo o sentido que já há em frente e nas imediações da rodoviária. A mão única se estenderá do entroncamento com a Avenida Santa Rosa até a Rua Rio de Janeiro - depois, continuará havendo trânsito nos dois sentidos.
Quanto à Rua Osvaldo Cruz, o sentido da mão única será o mesmo já existente em frente ao Hospital São Vicente de Paulo - começará na Rua Rio de Janeiro e irá até o entroncamento com a Avenida Avaí. Dali até a Avenida Santa Rosa, a mão dupla permanecerá.
Em ambas as ruas alvos de modificação haverá, num lado, estacionamento oblíquo e, no outro, paralelo - ainda não há definição de quais tipos em quais lados porque será feito um estudo, que levará em conta as vagas de garagem, de forma a se aproveitar o maior número possível de vagas de estacionamento para os usuários.
"A mudança (no sentido das ruas) é para possibilitarmos mais vagas de estacionamento no centro", diz ao Semanal o secretário municipal de Habitação e Urbanismo, Fernando Trage, que também preside o Conselho Municipal de Trânsito - órgão que, embora não tenha poder deliberativo, é sempre consultado quanto às propostas de mudanças. Trage estima que, com a alteração, o número de vagas poderá aumentar em aproximadamente 30%.
"Temos uma discussão sobre o estacionamento rotativo pago. Na nossa avaliação, entendemos que devemos esgotar todos os recursos que temos. Implantar o rotativo pago seria a última medida que iríamos tomar", conta ele, lembrando que, quanto às duas ruas, haverá placas de sinalização e pintura na pista, para orientar os motoristas.


Pasta de Habitação e Urbanismo estima que número de vagas de estacionamento 
na área central poderá aumentar em 30%

Lombadas e rotatórias
Uma outra mudança, esta ainda em fase de estudos, é nos trajetos de ônibus no centro. A ideia é asfaltar mais quadras na área central da cidade, para haver ruas alternativas para os ônibus e, desta forma, o fluxo deles ser diminuído nos locais do centro em que o trânsito é mais intenso. Também, outra questão que está sendo discutida é a implantação de ciclorrotas.
Quanto a alterações já definidas, as outras mudanças concretas por que o trânsito passará, quase todas ligadas à Rua Horizontina, serão efetivadas após a conclusão de um processo licitatório que está em andamento e engloba uma série de serviços.
Na primeira licitação, voltada a micros e pequenas empresas, não houve interessados. Foi lançado, então, um novo edital, para empresas de qualquer porte. O prazo para envio dos documentos e da proposta começou em 30 de agosto, e a abertura dos envelopes ocorrerá no dia 14 - a licitação é do tipo menor preço.
A licitação é orçada em aproximadamente R$ 35 mil e contempla a demarcação da divisão das vias na Rua Horizontina, e rotatórias, com tachões na pista, no entroncamento da Rua Bertholdo Boeck com a Horizontina; da Horizontina com a Santa Rosa; e da Santa Rosa com a Rua Riachuelo.
As obras serão pagas com recursos próprios do Município, o que inclui, por exemplo, o dinheiro arrecadado com as multas decorrentes do processo de regularização de construções que estão em desacordo com a legislação municipal vigente.
Também, na mesma licitação, está prevista uma série de lombadas: na Santa Rosa, será próximo à Casa da Semente, e, na Horizontina, serão na esquina com a Rua Tereza Verzeri - cruzamento que tem sido palco de acidentes -, sendo uma lombada em cada rua; próximo à Funerária Três de Maio; próximo à vidraçaria Multividros; e próximo à antiga Bohn Tintas.
Em relação ao cruzamento das ruas Horizontina e Santo Ângelo, não haverá rotatória porque o espaço físico é considerado muito pequeno - com isso, na região, foi implantada uma faixa de segurança no final da Rua Santo Ângelo, para que o motorista já venha reduzindo a velocidade antes de chegar ao cruzamento.

Frota aumentou 70,49% em dez anos
Quanto ao atual número de faixas de segurança no centro, o secretário considera adequado e necessário. "Para o leigo, até pode ser um exagero, mas ele dá, sim, mais segurança para o pedestre. Como temos faixa quase em cada quadra, os veículos não conseguem imprimir uma velocidade maior. À medida que você vê que há uma faixa logo ali adiante, você diminui a velocidade", avalia Trage.
"No caso de todas as medidas que tomamos e estamos tomando no trânsito, tivemos conversas com pessoas que fazem parte do dia a dia dessas ruas, ou lojistas ou pessoas que moram no local. E tomar hoje uma medida não significa que, se dali a alguns meses ela se mostrar equivocada, não vamos voltar atrás. Vamos, sim, não tem problema nenhum", reitera.
Em aproximadamente dez anos - de 2007 até julho, mês dos dados mais recentes do Detran-RS -, Três de Maio aumentou em 70,49% sua frota. O número subiu de 9.827 veículos para 16.755. Quanto a condutores, hoje são 12.750 - 5.538 na categoria B, 282 na categoria A e 3.914 reunindo A e B juntas, fora outros.
"No centro, o fluxo do trânsito melhorou com o asfaltamento da Rua Horizontina e da Avenida Buricá, e o mesmo objetivo se busca ao oferecer vias alternativas para os ônibus. Quanto mais asfalto tivermos nas ruas adjacentes, mais vamos reduzir o fluxo de veículos no forte do centro. A ideia é essa: ir asfaltando as ruas nas proximidades para que os motoristas contem com mais opções e não tenham necessidade de passar pelo centro", finaliza o secretário.

Secretário de Habitação e Urbanismo, Fernando Trage, diz que implantar o estacionamento rotativo pago 'seria a última medida' a ser adotada

FOTOS: MURIAN CESCA




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