Segunda-feira, 25 de setembro de 2017
Ano XXIX - Edição 1476
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

O papel do cidadão na segurança pública

01/09/2017 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
A Segurança Pública tem sido um debate constante, tanto na mídia falada ou escrita, bem como em uma simples roda de conversa. O que ocorre, e não poucas vezes, é uma falta de percepção, ou melhor, esquecimento de um modo geral que o significado de segurança pública é mais amplo. 
Não podemos nos limitar ao combate a criminalidade e não tão somente a atividade policial. A prevenção e repreensão devem caminhar integradas com a saúde, projetos sociais, ministério público e com o judiciário. Esses são componentes essenciais para a consolidação de um serviço mínimo desejável o qual a sociedade almeja.
Atraídos por um clamor de (in)segurança, surgem vários especialistas para o problema em debate. Soluções que se apresentam parecendo tão simplórias, mas alicerçadas num vácuo que se arrasta com o tempo.  Quem sabe começamos pelo simples, pelo nosso papel de cidadão, ao colocarmos o cinto de segurança servindo de exemplo para nossas crianças, ao ligar a seta ao mudarmos de direção, a não jogar o papel na rua, exigindo uma rua ou uma praça bem iluminada, e principalmente, exigindo políticas públicas de segurança, saúde e educação com qualidade, através do maior poder que o cidadão tem, o titulo eleitoral.  
É fácil atirar pedra na vidraça dos outros, o problema é ser espelho para servir de exemplo. Principalmente de pessoas que a sociedade espera o algo a mais. Por isso é que devemos começar a mudança de atitudes por nós mesmos.
Os momentos que vivemos atualmente, de uma crise financeira e mais ainda de uma crise ética, o simples se torna muito, e soma para orientarmos nossa futura geração. Como reza em nossa Constituição, a segurança pública é um dever do Estado, mas também um direito e principalmente responsabilidade de todos. 
Capitão Anderson Machado 
Comandante do Policiamento Ostensivo do 4° BPAF,
 Bacharel em Direito
Bacharel em Ciências Militares - Área Defesa Social



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

15/09/2017   |
08/09/2017   |
02/09/2017   |
25/08/2017   |
18/08/2017   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS