Segunda-feira, 25 de setembro de 2017
Ano XXIX - Edição 1476
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

PROJETO Nº 040 - 'É uma falta de respeito ao povo, por isso que eu rasguei', diz o vereador Josias Correa

25/08/2017 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Parlamentar, na última sessão, rasgou uma cópia do projeto do Executivo que prevê aumento de salários, criação e extinção de cargos

Durante seu pronunciamento no grande expediente da última segunda, 21, na sessão da Câmara de Vereadores de Três de Maio, o parlamentar Josias Correa (PRB) rasgou uma cópia do projeto de lei nº 040/2017, de autoria do Executivo.
O projeto, relativo a cargos em comissão e funções gratificadas, é uma espécie de minirreforma administrativa e prevê aumento de salários, criação e extinção de cargos. O texto é datado de 11 de agosto e tramita na Câmara.
"É uma falta de respeito ao povo, por isso que eu rasguei. Estão faltando medicamentos, há estradas esburacadas, lâmpadas queimadas, tudo faltando para o nosso povo, e aumento de salário para cargos de confiança não tem como ser votado", diz o vereador em entrevista ao Semanal.

'Não é projeto de se mandar agora'
O Executivo alega que, mesmo que as mudanças resultem em impacto financeiro, a diferença não seria significativa em relação aos gastos atuais. Josias diz que, mesmo nesse caso, votaria contra o projeto.
"Votaria contra porque não é momento de mexer em nada, não é momento de mexer em cargos, não é momento nem de falar nisso. É momento, sim, de eles (o Executivo) irem escutar os bairros, irem escutar as comunidades, ouvir do que elas estão precisando. Não é projeto de se mandar agora, não é projeto de se fazer nesse momento", avalia Josias, para quem, "se há aumento de salários, há impacto (financeiro)".
Para o vereador, "na atual situação do Brasil, quanto menos se inchar a máquina pública, melhor".
"Se eu não estiver contente na farmácia (onde ele trabalha), devo pedir para sair. Então é isso a que mais me refiro: se não está contente no serviço público (em função do salário), peça para sair e vá para a iniciativa privada", destaca. "Eu não sou situação nem oposição; sou aquilo que o povo quer, aquilo que o povo espera da gente para termos uma política coerente, uma política que não onere os cofres públicos", finaliza.

O que diz a administração municipal de Três de Maio
"É importante que a comunidade compreenda que o projeto, na verdade, encaminha uma pequena reforma administrativa, mas no sentido de ajustar cargos comissionados e funções gratificadas dentro da realidade do Município. Inclusive, nós estamos corrigindo muitas falhas do organograma administrativo, que coloca servidores que deveriam estar em uma secretaria e hoje estão exercendo os trabalhos dentro de outras secretarias.
Então, cabe às pessoas entender que isso não vai mudar o valor que esse servidor recebe, ou seja, não vai gerar impacto financeiro para o Município.
Nós estamos com esse projeto que foi encaminhado à Câmara, extinguindo cargos, reduzindo o número de cargos comissionados, criando e alterando os coeficientes de alguns para que a administração ande bem e, inclusive, possa atender melhor as pessoas da comunidade.
Nós, como administração, colocamos que a atitude de rasgar um documento público não é uma atitude condizente com um parlamentar, mesmo que diante de uma matéria sobre a qual o vereador se posicione contrariamente. Tem o debate político, a argumentação, que ele poderia muito bem ter feito.
Então, à medida que o vereador vai se inteirando dos fatos, vai conhecendo melhor a realidade, vai se tornando mais experiente, certamente ele vai perceber que essas atitudes não são necessárias. Temos certeza de que o vereador vai refletir sobre o que fez e não há dúvidas de que no futuro ele vai concluir que esse foi um ato falho, porque a liberdade de discutir a matéria, os projetos de lei, está ali no microfone, está nos rádios, está nas páginas dos jornais, e, à medida que se destrói um documento público, isso não é condizente com o debate construtivo.
A comunidade não deve ter dúvida de que a Prefeitura está trabalhando e fazendo de tudo para que as pessoas tenham os avanços e as melhorias que tanto desejam."

FOTO: ARQUIVO JS



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

15/09/2017   |
18/08/2017   |
28/07/2017   |
28/07/2017   |
14/07/2017   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS