Quinta-feira, 23 de novembro de 2017
Ano XXIX - Edição 1484
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Três de Maio poderá ter Brique da Praça

11/08/2017 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Foram propostas, ainda, a criação da Semana de Valorização da Vida e a inclusão de um representante da associação dos ciclistas e outro da associação dos motociclistas no Conselho Municipal de Trânsito. Os três projetos são de origem legislativa

Após recesso, a Câmara de Vereadores de Três de Maio retomou as sessões ordinárias aprovando por unanimidade o único projeto de lei que constava na ordem do dia da sessão desta semana, realizada na segunda, 7.
Por outro lado, três outros projetos, de origem legislativa, foram lidos na sessão - um deles propõe a criação do evento Brique da Praça. Após isso, eles passam a tramitar nas comissões da Câmara e, havendo pareceres favoráveis, têm a possibilidade de ir a votação no próximo dia 14.
O projeto aprovado na segunda-feira foi o de nº 039, de origem executiva, que autoriza ao Guarani Futebol Clube, de Vila Consolata, a isenção de pagamento da taxa mensal de abastecimento de água.
Consta na justificativa do projeto que a autorização para a isenção se dá "em troca da cessão de uso de área de 100 m² em que foi perfurado pela administração municipal poço artesiano para abastecimento de água potável a moradores da localidade".
"A cessão de uso para a perfuração do poço foi firmada entre o Município de Três de Maio e o presidente da Sociedade Guarani Futebol Clube em 19 de maio de 2014. Na oportunidade, não foi fixada qualquer contrapartida do Município, que foi beneficiado com a cessão de uso, o que se busca estabelecer agora com a citada isenção", escreve o prefeito Altair Copatti na justificativa.

Semana de Valorização da Vida e Conselho Municipal de Trânsito
Os projetos de origem legislativa apresentados foram os de números 006, 007 e 008.
De autoria do vereador Flávio Pagel (PMDB), o projeto nº 006 institui, no calendário oficial de eventos do município, a Semana Municipal de Valorização da Vida, em alusão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.
"Durante o mês de setembro de cada ano, com ênfase no dia 10 de setembro, tendo em vista ser o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, é o momento para serem realizadas ações de prevenção ao suicídio, envolvendo a administração pública e as entidades do terceiro setor, com a participação especial do Centro de Valorização da Vida (CVV) de Três de Maio (.)", diz o artigo 2º do texto do projeto.
Já o projeto nº 007 é de autoria de Marcos Corso (PP) e altera o artigo 2º da lei municipal nº 808/83 e inclui na composição do Conselho Municipal de Trânsito um representante da associação dos ciclistas e outro da associação dos motociclistas de Três de Maio.
"Há anos que a bicicleta e a motocicleta se tornaram meios de locomoção expressivos em nosso município, ambos tanto como meio de transporte e aquele primeiro para atividade física e recreação. Por esta razão, nada mais justo que estes sujeitos ativos no trânsito municipal tenham voz no respectivo conselho", registra Corso na justificativa.

Brique da Praça, no primeiro domingo de cada mês
Por sua vez, o projeto 008, de autoria de Vera Kuhler (PP), institui a programação Brique da Praça, a ser realizada na Travessa Pedro Garrafa, junto à Praça da Matriz.
O evento "consiste em um espaço destinado à exposição e comercialização de artesanato, obras de arte, livros e antiguidades e também à venda de carros particulares, valorizando a produção e a cultura local, a integração social e principalmente o lazer em família".
Ainda, "o Brique da Praça também abrigará manifestações culturais espontâneas por iniciativa da comunidade, dos artistas locais ou organizadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, sendo também permitida a exposição, doação e/ou comercialização de animais domésticos".
O projeto prevê que a programação tradicionalmente ocorra no primeiro domingo de cada mês, das 14h às 18h, podendo ainda ser realizada, em havendo possibilidade, em mais um domingo do mês - e que, durante o horário brasileiro de verão, o evento se estenda em uma hora.



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

17/11/2017   |
17/11/2017   |
17/11/2017   |
10/11/2017   |
10/11/2017   |
06/11/2017   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS