Sexta-feira, 18 de agosto de 2017
Ano XXIX - Edição 1470
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Lançamento - Livro reúne coletânea de textos de estudantes do Ensino Médio

21/07/2017 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Obra intitulada "Trilhas: expandindo conhecimento histórico, cultural e ecológico" foi organizada pela professora Leani Cristina Feilstricker Lutz

Um livro elaborado a partir de uma coletânea de textos produzidos pelos alunos concluintes do Ensino Médio do ano de 2016, orientados pela professora Leani Lutz Feilstricker, no qual, por meio da pesquisa, fazem o resgate histórico da Escola Estadual de Ensino Médio Castelo Branco e imediações, bem como o contexto histórico e cultural da comunidade de Caúna Alta, localidade interiorana do município de Três de Maio. Além do resgate histórico e cultural, a obra apresenta a biodiversidade local que foi catalogada e que faz parte do acervo ecológico da comunidade local.
Este é o resumo da obra intitulada "Trilhas: expandindo conhecimento histórico, cultural e ecológico", organizada pela professora Leani Cristina Feilstricker Lutz, a qual foi lançada na noite da última sexta-feira, 14, na escola. 
Com 102 páginas, o livro tem como autores os próprios alunos do 3º ano do Ensino Médio do ano passado. E entra para a história da escola, por ser a primeira obra lançada em 32 anos de Castelo Branco, que agora, fica registrada para sempre na memória da instituição de ensino.  

Utilizando Trilhas como ferramenta de estudo
Conforme a professora Leani, a publicação quer se tornar um meio de ligação entre a escola e a comunidade. Ela conta como surgiu a ideia para organizar o livro. "Como professora formada e atuante na área das Ciências da Natureza, gosto de utilizar aulas práticas agregando significado para as aulas teóricas/conceituais. E como professora orientadora de pesquisas na disciplina Seminário Integrado desafiei meus alunos a desenvolverem suas pesquisas a partir de Trilhas. Uma das formas de utilizar trilhas como ferramenta de estudo, é conhecer a comunidade em que a escola está inserida ou ainda as comunidades em que residem os alunos que frequentam a escola. Como eram duas turmas, desenvolvemos duas trilhas: da nossa escola e seu entorno e a de Caúna, comunidade de residência de um dos alunos envolvidos e também onde eu, professora Leani cresci. Ambas comunidades riquíssimas na sua história e ecologia", conta.

O desafio de escrever um livro e estimular a leitura 
Questionada sobre o desafio em lançar um livro, diante da realidade atual onde predominam os aparelhos tecnológicos, a professora Leani revela que estimular a leitura e a escrita é de fundamental importância. "Fazer estes jovens escreverem não é tarefa fácil. Precisa-se de tempo e orientação individual ou de grupo. As aulas de Seminário Integrado eram assim, desafiantes e ao mesmo tempo produtivas, porém estas produções viam-se somente no resultado final, nas bancas de apresentações. E foi através destas produções e do excelente resultado que decidimos escrever o livro, e por isso demorou dois anos para ser lançado", relata. 
Para a educadora, ser autor por si só já é estimulante. "Saber que foi você que escreveu, claro que a partir de muita leitura, entrevistas, tempo extra, é gratificante. O que sempre afirmei para estes alunos: ser autor é ser eterno, pois quem escreve permanece vivo nas palavras. E quem não gosta de ser isto?", avalia.

Exemplares nas escolas e bibliotecas
Nesta primeira edição, foram produzidos 125 exemplares. Destes, alguns foram entregues para  os autores, outros para os colaboradores das comunidades envolvidas, e o restante será doado para as instituições públicas (escolas, bibliotecas) do município, para que ocorra a divulgação e circulação da obra entre os membros da instituição escolar e comunidade.
Na noite do lançamento da publicação, estiveram presentes além dos autores, professores e funcionários da escola, moradores e profissionais envolvidos nas duas trilhas, que foram agraciados com um exemplar do livro. Também houve sessão de autógrafo e jantar de confraternização.

Obra é dividida em duas partes 
Na primeira - Trilha Histórico-Ecológica da Escola Estadual de Ensino Médio Castelo Branco e imediações, versa sobre a formação e constituição da escola, onde é abordada a história da comunidade, bem como conhecimentos sobre ecologia. Estão descritos os ecossistemas de banhado e de lagoa, espécies de plantas em destaque na escola, sendo também relatadas as histórias das construções de prédios de importância histórica como o que pertence a Escola Estadual de Ensino Médio Castelo Branco e do casarão antigo, localizado no cruzamento das ruas Santo Ângelo e Professor Del'Áglio, que precede a emancipação do município. E ainda relatado a criação de um grande clube esportivo local, que perdura até os dias atuais. 
Já a segunda parte, Trilha Histórica, Cultural e Ecológica da Comunidade de Caúna, aborda a formação e constituição da comunidade de Caúna Alta, pertencente ao Distrito de Manchinha, interior do município de Três de Maio. Nela, estão descritos o histórico e importância da Escola Estadual de Ensino Fundamental Benno Meurer, do Posto de Saúde local, de um antigo comércio, popularmente conhecido como bolicho, e da Serraria Cesa. A religiosidade e a cultura da comunidade também são apresentadas. Dando destaque como um dos pontos turísticos e de lazer do município, o Balneário Cascatinha é descrito com um conjunto de textos, relatando sua história e descrevendo a importância do mesmo para a comunidade três-maiense e região, bem como identificando possíveis impactos gerados pela balneabilidade, para isto foi fundamental conhecer a biodiversidade e as formações rochosas do local, também relatados nesta obra. E finalizando, é descrito a importância do rio Caúna e sua influência social, econômica e cultural na comunidade localizada nas suas proximidades, analisando a preservação da mata ciliar e avaliando as águas do rio, através da presença de bioindicadores.

Na foto principal: Professora Leani Cristina Feilstricker Lutz com uma das alunas autoras, na noite de lançamento e sessão de autógrafos

FOTOS: DIVULGAÇÃO





Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

11/08/2017   |
11/08/2017   |
11/08/2017   |
11/08/2017   |
04/08/2017   |
21/07/2017   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS