Sábado, 24 de junho de 2017
Ano XXIX - Edição 1462
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Economia para Consumo

19/05/2017 - Por João Seno
Tweet Compartilhar
À GUISA DE COMENTÁRIO - AMOR AO TRABALHO - Se aprende em casa na mais tenra idade. Talvez, hoje, não mais, porque a legislação proíbe menor de idade trabalhar. Um grave equívoco legal, porque de pequenino se torce o pepino. Não é verdade? Todos do nosso tempo sabem disso. Mal tínhamos 5 ou  6 anos e já estávamos com a mão na roda. E muitos não pararam mais até 70 ou 80 anos, muitos, mesmo aposentados, ainda continuam com a mão na roda e não têm data para parar, porque gostam do trabalho. Coisa que aprenderam lá atrás na família. Depois, muito mais tarde,  alguns sabidos descobriram que faz mal criança trabalhar, ou adolescente trabalhar. Talvez, pensassem que criança ou adolescente precisa de lazer, precisa brincar. Mesmo fazendo servicinhos leves, também se brincava e como. E, depois dos 07 anos, também se estudava. Os tempos mudaram, as leis mudaram e as crianças de hoje só ficam cutucando o celular e manejando o computador, coisa que não havia lá atrás. 

Alguém  disse em tom de segredo: "As pessoas daqui não são bem vistas pelas pessoas daqui.  Não valorizam as pessoas daqui". Talvez, por isso, tanta gente vá embora daqui.

QUEM É BURRO? Quem tem olhos e não vê e quem tem ouvidos e não ouve.  

O QUE É GOVERNAR? É esse lixo que está aí, que os cidadãos tentam varrer e não conseguem. 

ÁREA INDUSTRIAL II - É herança deixada pelo ex-prefeito Olívio José Casali. Coisa de primeiro mundo: são 46 lotes prontos para serem ocupados. Quem não conhece, precisa ver o acesso asfaltado, o calçamento de toda área e toda área eletrificada. Tudo pronto. Isso não pode ficar atirado ao leo. 

INFLAÇÃO EM QUEDA - No mês de abril foi registrada a menor inflação dos últimos 10 anos, desde 2007. A previsão é de que neste ano a inflação fique em torno de 4,02%. A taxa básica Selic está em 11,25%, podendo baixar para 10%, no próximo encontro do Copom. É a lenta recuperação da economia.  

CONCILIAÇÃO - Os cidadãos de bem queremos clima de conciliação e não a  rusga. Nós os brasileiros conscientes odiamos a rusga, que não leva a lugar algum. 

SAFRA BOA - Foi a melhor safra de grãos de todos os tempos. No Rio Grande do Sul, foram colhidas 18,2 milhões de toneladas de soja na presente safra. Algo superior em 12,4% à safra 2015/2016. A nível nacional a safra de grãos teve um crescimento em torno de 24%. Não há motivo para choro no setor agropecuário, que só faz crescer.

OS MARQUETEIROS JOÃO SANTANA E MÔNICA MOURA ESTÃO ENTREGANDO TUDO E ANTÔNIO PALOCCI TAMBÉM QUER CONTAR TUDO O QUE SABE. Que situação!

TRIGO EM QUEDA -  O plantio de trigo que está começando pode ter  queda superior a 10% na presente safra. Apesar da melhoria da técnica, os preços praticados no mercado não ajudam. Os triticultores vão optar por outras culturas, entre elas, as pastagens. Inclusive, muitos plantadores do cereal poderão transformar as lavouras de trigo em pastagens, colhendo a semente que eventualmente for produzida. Assim, o trigo passa a ter dupla finalidade. O custo do plantio é elevado: o produtor precisa colher 60 sacas por hectare para cobrir o custo. 



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

16/06/2017   |
09/06/2017   |
02/06/2017   |
26/05/2017   |
12/05/2017   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS