Domingo, 23 de abril de 2017
Ano XXIX - Edição 1454
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Páscoa e chocolate - Parte II

13/04/2017 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Nesta edição, seguimos com a segunda parte sobre a Páscoa e chocolates. 
Um mundo de gostosuras, onde o chocolate permeia por muitas combinações e sabores.

Chocolates e suas combinações
A partir da massa de chocolates, muitas misturas e inovações podem ser feitas, como por exemplo, o chocolate aerado, onde o chocolate recebe gás carbônico e solidifica cheio de bolhas, dando um aspecto macio à barra; ou a gianduia, uma massa de chocolate misturada com pasta de avelãs, que resulta em bombons saborosos ou em coberturas cremosas que não endurecem em contato com sorvetes ou sobremesas frias.
O mundo do chocolate possui inúmeras tentações. Por isso, que tal você mesmo combinar tipos de chocolates com comidas e bebidas a seu gosto? Se você quer colocar o chocolate num jantar especial, não fique com medo de escolher a bebida. 

Chocolates e vinhos
Os astecas já misturavam vinho com chocolate há sete séculos, por isso a combinação não é nada estranha. O segredo é acompanhar os chocolates ao leite e mais doces com vinhos mais suaves (como um Porto ou um Banyuls), e os chocolates amargos com vinhos mais secos e tânicos (como um Cabernet Sauvignon ou Bordeaux).
As combinações  são muitas. Um chocolate doce com um vinho seco vai acentuar demais a secura do vinho e você vai acabar fazendo uma bela careta ao tomar a bebida. Assim como um chocolate amargo pode fazer um vinho adocicado parecer doce demais. Seguindo essas pequenas dicas, o paladar é o limite.

Chocolate e Cerveja
Combinação 1: 
Chocolate amargo (alta porcentagem de cacau) e cervejas Imperial Stout.
Por que a combinação funciona?
Cervejas desse estilo trazem no aroma e sabor notas amendoadas, cacau e café, que, aliadas à potência do álcool, se fundem muito bem com chocolates mais amargos.

Combinação 2:
Chocolate ao leite e cervejas tipo Belgian Dubbel.
Por que a combinação funciona?
O caráter frutado, com notas achocolatadas de malte e leve dulçor residual fazem das cervejas Dubbel uma boa opção para harmonização com chocolate ao leite.

Combinação 3:
Chocolate branco e fruit beers ou fruit lambics.
Por que a combinação funciona?
Aqui a harmonização acontece pelo contraste do dulçor e cremosidade do chocolate branco com as notas de frutas, acidez e refrescância das fruit beers e fruit lambics.

Chocolate em pratos salgados
Os paladares mais aventureiros garantem que o sabor agridoce é a melhor coisa que já inventaram no mundo. Para que você não fique com esta dúvida na cabeça e no estômago, selecionamos algumas dicas sobre como combinar chocolate com pratos salgados. No entanto, para que esta combinação realmente dê certo, é primordial saber usar o tipo de chocolate com os temperos e demais sabores presentes nos pratos salgados. 

Salmão grelhado
O salmão é, com certeza, uma das melhores opções para ser acompanhado pelo chocolate. A nossa dica é preparar um belo salmão e temperá-lo com sal e limão e finalizar com molho de chocolate amargo e pimenta rosa.

Lombo de porco
Por ser uma carne de sabor forte, o lombo também é uma ótima opção para combinar com o cacau. Neste prato, em vez de utilizar a cobertura, recomendamos que faça uma crosta de chocolate e pimenta para incrementar a receita. 

Frango
O frango xadrez já é muito famoso em nossa culinária por trazer os sabores agridoces. No entanto, você pode experimentar fazer um frango temperado e incrementá-lo com cobertura de chocolate. 


CHOCOLATES NAMOR

Fonte: Ana Krunostin -  Dra. em Nutrição
          Sommelier  - Pedro Cizoto
            www.jornaldobrasil.com.br





Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

20/04/2017   |
07/04/2017   |
31/03/2017   |
24/03/2017   |
17/03/2017   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS