Terça-feira, 23 de maio de 2017
Ano XXIX - Edição 1458
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Os imensos benefícios dos açúcares não refinados

24/03/2017 - Por Sandra Marasca Martini
Tweet Compartilhar
Os açúcares são fontes importantes de nutrientes e não devem ser totalmente retirados das dietas. A cana-de-açúcar é fonte de vários tipos de açúcares. E a forma mais bruta de extração do açúcar da cana é o mascavo. Ele tem vários nutrientes, em destaque cálcio e ferro em grandes quantidades. Este é um dos mais saudáveis.
Depois, com leve refinamento, vem o açúcar demerara, que também conserva todos os nutrientes, como açúcar mascavo. 
O melado ou melaço de cana é a forma líquida extraída direto da cana de açúcar, que também tem o poder de adoçar muito forte. Conserva todos os nutrientes como ferro, cálcio, selênio, manganês e o cobre, e é indicado para quem tem imunidade baixa, anemia, para evitar o excesso de coagulação e dar muita energia para os músculos.
Já entre o açúcar cristal e o açúcar refinado, não há grandes diferenças. Na verdade, eles perderam mais de 90% dos seus nutrientes no processo de refinamento. A diferença é que o refinado ainda possui substâncias químicas, para ele ficar bem branquinho e bonito, mas com nada de bom para a saúde. Esse pode ser considerado, sem sombra de dúvida, o pior açúcar para nossa saúde.
Se for usar açúcar, use com moderação. O excesso de açúcar aumenta os índices de triglicérides, a probabilidade de diabetes, de obesidade, entupimento das artérias e pode inflamar muito as células. Mas, se usar com moderação, com bom senso, dê preferência para um açúcar não processado, que não tenha substâncias aditivas e que tenha todos os nutrientes, com baixo índice glicêmico, como o mascavo e o demerara.





Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

19/05/2017   |
12/05/2017   |
06/05/2017   |
20/04/2017   |
13/04/2017   |
07/04/2017   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS