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Farinha de Berinjela: reduz o colesterol e emagrece

17/03/2017 - Por Sandra Marasca Martini
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Adoro quando a ciência encontra a sabedoria popular. Muitas vezes, aquilo em que acreditamos por tanto tempo revela-se um mito. Em outras, confirma-se o que instintivamente nossas avós já sabiam. A boa notícia é que a farinha de berinjela está no segundo caso.
As fibras são velhas conhecidas de quem se interessa pela perda de peso, e estão em alta concentração na farinha de berinjela. A vantagem é que quando as consumimos com a quantidade adequada de água, elas se transformam em um gel em nosso estômago, tornando a digestão mais lenta e aumentando a distensão da parede do órgão, dois mecanismos que informam ao nosso corpo que estamos satisfeitos. Com isso, nos alimentamos menos e, consequentemente, ingerimos menos calorias do que antes, provocando o emagrecimento.
Esse gel formado no bolo alimentar faz com que a glicose dos alimentos, ingerida junto com a farinha, seja liberada lentamente na corrente sanguínea. O hormônio responsável por colocar esse nutriente para dentro das células é a insulina, mas ele também é culpado pelo acúmulo de gordura no corpo quando circula em altas quantidades no nosso organismo. Se a insulina for liberada lentamente, acumulamos menos gordura no tecido adiposo, o que também resulta em menor ganho de peso.
O mesmo gel formado pelas fibras também ajuda o bolo alimentar a transitar melhor, aprimorando o trânsito intestinal. Além disso, elas têm uma função prebiótica: as fibras sofrem fermentação completa ou parcial no intestino grosso, que é realizada por bactérias benignas, o que estimula o crescimento da microbiota (flora intestinal) e incentiva uma atividade intestinal saudável.
Ela pode ser consumida no dia a dia, com água, misturada com iogurtes, salada de frutas e outras preparações. A farinha de berinjela tem uma quantidade alta de fibras, portanto, pode ser muito bem utilizada em pães, bolos, biscoitos e outras massas. 



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