Sexta-feira, 18 de agosto de 2017
Ano XXIX - Edição 1470
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Azeite de oliva e óleo de linhaça: uma dupla imbatível

10/03/2017 - Por Sandra Marasca Martini
Tweet Compartilhar
No universo da nutrição, algumas parcerias são conhecidas por sua sinergia. É o caso do azeite de oliva e do óleo de linhaça, como comprova um estudo. Segundo o trabalho, pequenas doses desses alimentos combinados reduzem o risco de obesidade e afastam o diabete do tipo 2.
Para comprovar a façanha, os pesquisadores, primeiro, ofereceram durante dois meses uma alimentação rica em gordura saturada, aquela encontrada em carnes gordas, sorvete, manteiga e em muitos outros produtos industrializados, a ratos e camundongos. Esse modelo de dieta gerou uma inflamação no hipotálamo, região do cérebro que é responsável por controlar a necessidade de comer. E o resultado de uma pane dessas é desastroso. Afinal, depois de uma bela pratada, o sinal de saciedade não é percebido e, assim, a comilança segue desenfreada. Nas cobaias, além de desencadear a obesidade, a situação abriu caminho para que o diabete se instalasse.
Diante disso, será que as gorduras insaturadas, como o Ômega 3 do óleo de linhaça e o Ômega 9 do azeite de oliva, seriam capazes de combater a famigerada inflamação e reverter o caos? Para chegar à resposta, estimulou-se os animais a consumir diferentes porções de ambos os óleos por outros dois meses, provocando uma melhora no estado inflamatório do hipotálamo, permitindo que os roedores percebessem a sensação de barriga cheia. Como consequência, eles passaram a comer menos e não acumularam quilos extras.
Houve também diminuição nas taxas de açúcar do sangue, provavelmente por um aumento da sensibilidade à insulina, o que favoreceu o controle do diabete.
E, para quem acha que é preciso se empanturrar de azeite e óleo de linhaça para obter os benefícios, um aviso: os melhores efeitos foram registrados em que ganhou pequenas porções, facilmente conquistadas no dia a dia.
Para garantir o seu consumo diário dos dois óleos, você pode utilizar um produto chamado Linho Oliva, que contém na mesma cápsula o azeite de oliva e o óleo de linhaça.




Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

11/08/2017   |
04/08/2017   |
28/07/2017   |
21/07/2017   |
14/07/2017   |
07/07/2017   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS