Domingo, 22 de outubro de 2017
Ano XXIX - Edição 1479
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

DOAÇÃO DE SANGUE - Hemocentro quer reforçar os estoques para o Carnaval

17/02/2017 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Em Santa Rosa, doações podem ser feitas de segunda a quinta-feira
Com a aproximação do feriado de Carnaval, o estoque de sangue tende a ser mais utilizado e as doações diminuem. Por isso, o Hemocentro de Santa Rosa está realizando uma campanha de doação de sangue, a fim de elevar os estoques.
De acordo com a gerente do hemocentro, Josiane Aquino, a situação está dentro da normalidade, com os estoques em níveis seguros devido ao grande número de doadores fidelizados, ou seja, que retornam para realizar a doação regularmente e também devido às campanhas de coletas externas. "Lembrando sempre que as doações devem ser regulares para reposição dos estoques", diz.
O Hemocentro, localizado na Rua Boa Vista, 401 - Centro, atende de segunda a quinta-feira, das 7h30min às 11h e das 13h30min às 17h. Mas, no dia 21 de fevereiro, próxima terça-feira, estará com horário especial, estendido até às 21 horas.
 Segundo Josiane, durante todo o ano o hemocentro precisa de doações de sangue, mas existem fatores como inverno e festas de fim de ano em que há uma preocupação maior. Os tipos de sangue que mais se precisa são O e A. 

Em Três de Maio, estoque é para emergências
A assistente social Fabiane Freoder, também coordenadora das campanhas de doação de sangue no Hospital São Vicente de Paulo, de Três de Maio, explica que há na instituição um pequeno estoque de bolsas de sangue, apenas para emergências. Quando é necessário além do disponível, é buscado no Hemocentro de Santa Rosa. 
Há sempre em estoque seis bolsas de sangue A positivo, seis bolsas de O positivo, duas bolsas de O negativo, duas de B negativo e duas de A negativo. O tipo de sangue mais utilizado é o A positivo, geralmente em casos cirúrgicos e clínicos.

Cinco coletas durante o ano no HSVP
Em um calendário já definido, o Hemocentro de Santa Rosa se desloca até o HSVP para realizar a coleta de sague. São cinco oportunidades de doação: 3 de março, 12 de maio, 14 de julho, 29 de setembro e 29 de dezembro.
Há 80 vagas disponíveis. É necessário trazer um documento com foto, como RG, Carteira Nacional de Habilitação ou Carteira de Trabalho. A coleta inicia às 8 horas, no auditório do HSVP.

................................................................................................................

Quem pode doar sangue: pessoas com peso de no mínimo 50 quilos; ter entre 18 e 69 anos. Também podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade entre 16 e 17 anos, com o consentimento formal do responsável legal.
Quem não pode doar sangue: quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade; mulheres grávidas ou amamentando; pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como aids, hepatite, sífilis e doença de chagas; usuários de drogas; aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos. (Fonte: Portal Saúde)





Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

13/10/2017   |
09/10/2017   |
06/10/2017   |
06/10/2017   |
29/09/2017   |
22/09/2017   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS