Segunda-feira, 20 de maio de 2019
Ano XXX - Edição 1556
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Economia Para Consumo

27/03/2013 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
À GUISA DE COMENTÁRIO - POPULISTA - De tempos em tempos aparece algum. Em algum lugar do planeta. Populista, porque o povo gosta do populista. Gosta por que é popular? Em parte sim, em parte não. O populista para vingar de fato precisa ter outros atributos. Tem que ser generoso e abrir o saco de bondades, como fazia Hugo Chávez, na Venezuela. E quem gosta de populista são os desamparados, o povo pobre, sobretudo. Esta é a receita para ganhar eleições, se perpetuar no poder, conquistar a simpatia. O povo chora pelo populista. O povo faz protestos em favor do populista. O povo morre pelo populista, se for preciso. Só se torna popular, quem tem doce pra dar, diz o velho e surrado ditado. É dando que se recebe. Para muitos isso se chama demagogia. Outros chamam de taumaturgo o populista. Há vários deles pelos quadrantes da América do Sul.

OS DINHEIRISTAS GOSTAM DE DINHEIRISTAS. NÃO DOS IDEALISTAS.


SACO DE BONDADES OU MEDIDA ECONÔMICA?
Depois do lance da desoneração da energia elétrica, aumentando os combustíveis, fica a dúvida: saco de bondades ou medida econômica o que a presidente Dilma Rousseff anunciou - "o governo federal vai desonerar os produtos da cesta básica"? Se for medida econômica, ótimo. Isso poderá ajudar a encolher a inflação, que está perturbando e insiste em ultrapassar as barreiras estabelecidas. E alivia o bolso do consumidor. Agora, é esperar a prática.

VALE-CULTURA:
Será que quem ganha cinco salários mínimos precisa de um vale-cultura de R$ 50,00 mensais para ser gasto com serviços e produtos coloniais? Até dois ou três salários, vá lá.

OS ROYALTIES ESTÃO DANDO O MAIOR BAFAFÁ. E O BATE-BOCA ENTRE FHC E LULA VAI SER DE ARREPIAR. DOIS EX-PRESIDENTES DUELANDO É BONITO DE VER.


MÁ PRÁTICA DA LÍNGUA -
É absolutamente verdadeiro o que se diz da má prática da Língua Portuguesa. Fala-se mal e mal se escreve. Até na imprensa falada e escrita aparecem erros crassos. Para quem escreve errado em jornais e revistas deveria haver penalização. É o mau exemplo.

NUNCA CULPE OS OUTROS PELO SEU FRACASSO. LUTE PARA VENCER PELAS SUAS PRÓPRIAS FORÇAS.

HÁ MOMENTOS NA VIDA QUE É PRECISO SER FORTE, PRINCIPALMENTE, NOS MOMENTOS DE SUPREMA HUMILHAÇÃO.


VAI DEMORAR -
Que o Rio Grande do Sul está numa pindaíba daquelas todo mundo sabe. Ainda mais agora, que o Supremo Tribunal Federal decidiu que os precatórios não podem ser pagos parceladamente e outras coisas mais. Só esta dívida ultrapassa os 6 bilhões. Então, a notícia é que as finanças do Estado só vão equilibrar-se, em 2027, ano em que termina a dívida renegociada com a União. Vai demorar.

NOVAS EMPRESAS -
Menos mal que está acelerada a abertura de novas empresas no Estado: foram cerca de 16 mil pedidos aprovados nos dois primeiros meses deste ano. Aqui em Três de Maio não é diferente, cresce a olhos vistos a abertura de novos negócios. Isso, economicamente falando, é muito bom.



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

04/05/2019   |
26/04/2019   |
12/04/2019   |
05/04/2019   |
29/03/2019   |
22/03/2019   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS