Domingo, 27 de maio de 2018
Ano XXIX - Edição 1508
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Suplementos alimentares: O segredo de um corpo definido

25/01/2013 - Por Sandra Marasca Martini
Tweet Compartilhar
Uma boa alimentação, hábitos saudáveis e a prática regular de esportes fazem parte da rotina de atletas amadores e profissionais. Para aqueles que praticam uma atividade física regular, como é o caso de musculação ou corrida, ou mesmo atletas que veem no esporte uma forma de trabalho, a inserção de suplementos alimentares tem como objetivo completar a dieta diária do esportista e auxiliar na reposição de vitaminas e sais minerais. Em alguns casos, a falta do complemento pode ocasionar ao atleta a queda de rendimento, cansaço excessivo, deficiência de nutrientes, entre outros problemas.
Os suplementos são indicados para pessoas que necessitam de mais calorias, proteínas e vitaminas, além das que são consumidas nas refeições diárias. Como trabalham e após vão treinar ou para a academia, muitas vezes só com as refeições "comuns" (café, lanches, almoço e jantar) não conseguem oferecer todos os nutrientes necessários. Por isso usam os suplementos para complementar a alimentação base e atingir as quantidades de nutrientes que precisam.
Hoje há no mercado diversos tipos de suplementos alimentares, cada um com a sua finalidade e dosagem. Entre os mais utilizados estão:
CARBOIDRATOS - Os carboidratos tem a importante função de fornecer energia, principalmente para praticantes de atividade física, permitindo maior disposição durante o treinamento e contribuindo para melhor recuperação após os exercícios. Seu consumo é indicado para antes e imediatamente após os treinos.
HIPERCALÓRICOS - Hipercalóricos são suplementos desenvolvidos com três grandes grupos de alimentos que compõem os macronutrientes: a proteína, os lipídios de fontes saudáveis que disponibilizam os ácidos graxos essenciais (ômega 3 e 6) e os carboidratos para fornecer energia. Também conhecidos como "massas" são produtos muito utilizados por quem treina intensamente e que tem necessidades calóricas maiores.
AMINOÁCIDOS - Os aminoácidos compõem toda a estrutura das proteínas servindo como material constituinte de células, hormônios e enzimas. Na nutrição esportiva, esses nutrientes são considerados fatores importantes para a performance e recuperação após exercícios como os BCAAs (aminoácidos de cadeia ramificada).
EFAs - Os EFAs (Essential Fat Acids) ou ácidos graxos essenciais tem importância vital para o equilíbrio do organismo por participarem da formação das membranas celulares e também por serem necessários a milhares de reações bioquímicas corporais. A Mais Natural possui diferentes produtos que são óleos ricos em ácidos graxos essências (ômega 3, 6 e 9) obtidos por prensagem a frio preservando as suas propriedades.
PROTEÍNAS - As proteínas são encontradas em todas as células e, portanto, são nutrientes indispensáveis para vários processos biológicos do organismo. Todas são formadas por aminoácidos diferenciando-se apenas pela qualidade, pelo tipo e pela forma como se unem. Quando as proteínas possuem todos os aminoácidos essenciais são chamadas de proteínas de alto valor biológico (VB) como: albumina, a proteína isolada da soja, a do soro do leite (Whey Protein) e a da carne. Entre as várias funções atribuídas às proteínas estão a formação e manutenção dos tecidos celulares, síntese dos anticorpos, enzimática, nutricional, entre outras.
ESPECÍFICOS - Os suplementos específicos, como o próprio nome diz, apresentam formulações para atender necessidades nutricionais particulares, ou seja, são suplementos diferenciados para beneficiar o organismo de alguma forma específica. Dentro desta característica, a Mais Natural possui produtos para recuperação após os treinamentos, para o público feminino, para pessoas acima de cinquenta anos, entre outros.
Venha até a loja Mais Natural e conheça toda a linha de suplementos alimentares, provenientes de fontes naturais, que oferecemos para você ter uma vida mais saudável e ativa.




Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

18/05/2018   |
11/05/2018   |
04/05/2018   |
27/04/2018   |
20/04/2018   |
13/04/2018   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS