Depois de temperaturas que chegaram a média de 30 graus na sexta-feira, 30, a chegada de uma frente fria na madrugada de sábado provocou temporal e queda de granizo em algumas regiões do Rio Grande do Sul; algumas cidades tiveram rajadas de vento de mais de 50 km/h.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) chegou a emitir alerta amarelo de temporal. A meteorologista da Somar Fabiane Casamento destacou que o cenário ocorreu devido a frente fria, que se desenvolveu próxima da costa do Rio Grande do Sul, e que se chocou com a frente quente que atuava no Estado até sexta. "O embate entre as duas provocou chuva mais forte e queda das temperaturas", afirmou.
Em Três de Maio, a sexta foi marcada por temperaturas altas, chegando aos 33 graus. Na madrugada, por volta das 4 horas, a chuva acompanhada de ventos fortes causou diversos transtornos, como o destelhamento de casas, prédios e, inclusive, de parte do telhado do Hospital São Vicente de Paulo e da Igreja Matriz Católica.
Prejuízos também foram registrados por uma empresa que vende piscinas, localizada na Avenida Pasqualini. Quatro piscinas tiveram danos, sendo que uma delas teve perda total. Três chegaram a "voar" num terreno ao lado. Segundo o proprietário, Lauro Meller, "uma piscina voou uns 100 metros, passou por cima de uma casa, danificando o telhado e depois caiu no chão, devido aos ventos fortes."
O vendaval também derrubou árvores e galhos. Empresas de telefonia e internet registraram estragos e rompimentos em redes de fibra ótica. E, devido a falta de energia na estação de captação de água da Corsan, parte da cidade ficou sem água até a madrugada de domingo, 1º de setembro.
A chuva da madrugada, de 42 milímetros, segundo a Estação Meteorológica da Setrem, baixou as temperaturas no sábado, para 19 graus e 16 graus no domingo. Durante a semana, a região teve registro de temperaturas baixas, em médias, entre 5 e 10 graus.