Sexta-feira, 18 de outubro de 2019
Ano XXXI - Edição 1579
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Rotary Club, em parceria com a Secretaria da Saúde e Setrem, proporciona realização de 2.103 testes rápidos

23/08/2019 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Foram oferecidos, gratuitamente, testes de hepatite C, hepatite B, HIV e sífilis
Desenvolvida pelo Rotary Club em nível global, a campanha Hepatite Zero, de combate e prevenção à hepatite, foi realizada em Três de Maio nesta semana, na segunda e na terça-feira.
Foram feitos, para alunos e colaboradores da Setrem, gratuitamente, 555 testes rápidos de hepatite C e outros 555 de hepatite B, além de 438 testes de HIV e 555 de sífilis. O resultado dos testes será entregue a cada destinatário dentro de oito dias, em envelope lacrado.
Em Três de Maio, a campanha do Rotary local foi desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde e com o curso de Enfermagem da instituição de ensino. O local de realização dos testes foi a própria Setrem.
No total, 559 pessoas foram atendidas, o que resultou em 2.103 testes realizados - cada participante podia optar por fazer um, dois, três ou os quatro testes.
A secretária municipal da Saúde, Gislaine Mella, lembra que os testes rápidos são oferecidos nas unidades de saúde e que, assim como ocorreu na campanha, o cidadão pode fazê-los nesses locais também gratuitamente.
Já o presidente do Rotary Club de Três de Maio, Sandro Rambo, explica que a entidade colocou à disposição 300 kits para teste rápido de hepatite C e a Secretaria da Saúde agregou outros testes, o que possibilitou o sucesso da campanha verificado nos dois dias.
Ação resultou em 559 pessoas atendidas e 2.103 testes realizados

Em Três de Maio, campanha do Rotary foi desenvolvida na Setrem, tendo como público-alvo alunos e colaboradores da instituição

Equipe da Secretaria Municipal da Saúde auxiliou na aplicação dos testes rápidos

O QUE É HEPATITE
Inflamação no fígado que pode evoluir para quadros mais graves, a hepatite, que tem diferentes tipos, pode ser causada por vírus, bactérias ou produtos tóxicos para o organismo, como álcool, medicamentos e algumas plantas. Os tipos causados por vírus vão da hepatite A à hepatite E.
Muitas vezes, os sintomas da hepatite demoram bastante, inclusive anos, para se manifestar. Quando o paciente a descobre, ela pode estar num estágio bem mais avançado.
A hepatite A é causada por água e alimentos contaminados ou de uma pessoa para outra. Os sintomas mais comuns são febre, pele e olhos amarelados, náusea e vômitos, mal-estar, desconforto abdominal, falta de apetite, urina escura e fezes esbranquiçadas.
Os sinais dos tipos B e C da doença são bastante parecidos com os do tipo A, mas, diferentemente do A, esses tipos podem evoluir para um quadro crônico e, então, para cirrose ou câncer de fígado.
O vírus da hepatite D depende da presença do vírus do tipo B para infectar uma pessoa, e a hepatite E tem contágio semelhante ao do tipo A.



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

19/09/2019   |
09/09/2019   |
30/08/2019   |
09/08/2019   |
26/07/2019   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS