Quarta-feira, 22 de maio de 2019
Ano XXX - Edição 1558
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Economia para consumo

15/03/2019 - Por João Seno
Tweet Compartilhar
À GUISA DE COMENTÁRIO - O BEM E O MAL - O ser humano tem esta dupla condição: sabe odiar, mas também sabe apreciar, sabe amar. Sabe fazer coisas boas, mas também sabe fazer coisas más. Vou, para início de conversa, reportar-me ao que aconteceu quase cinco anos atrás, em Três Passos, quando quatro seres humanos se envolveram na morte trágica e estúpida de um menino bom e inocente. Como este, existem incontáveis casos semelhantes, o que atesta que o ser humano tem esta condição de fazer o mal. Mas vamos admitir que existem muito mais pessoas por todos os recantos do universo que fazem o bem e sabem amar. O ser humano gosta das coisas boas, via de regra. Quem não gosta de um domingo ensolarado e com temperatura amena? E quem não odeia um final de semana frio e chuvoso? Poderíamos enfileirar dezenas de casos, mostrando de como o ser humano, sabe gostar e sabe odiar, dependendo das circunstâncias.

EXPODIRETO - UM SUCESSO - Na vigésima edição. Na abertura compareceu o vice-presidente da República, o governador do Estado, a ministra da Agricultura. Um sucesso aquela exposição do agronegócio. Sucesso de público e sucesso de negócios. Na presente edição, que termina hoje, a previsão é de um crescimento de 20% nos negócios, podendo as vendas atingir RS 2,7 bilhões. A Expodireto-Cotrijal também foi sucesso relativamente à presença de autoridades na sua abertura, na segunda-feira, dia 11. Marcaram presença o vice-presidente da República, o governador do Estado e a ministra da Agricultura. 

SAFRA MENOR? - Ao que parece, no Rio Grande do Sul, a safra será menor, devido a problemas climáticos, que prejudicaram a safra do arroz e também da soja, sobretudo, na região da Fronteira e na metade Sul do Estado. Mesmo assim, a presente safra de grãos deve ser a segunda maior da história. Só inferior a de 2017, no Estado. A safra 2018/2019 está sendo estimada em aproximadamente 32 milhões de toneladas. 

ESTÁ TODO MUNDO LOUCO - Foram mortas 10 pessoas em escola de Suzano, em São Paulo, por dois meninos atiradores, que também se mataram. Um gesto tresloucado. Desse jeito ninguém mais entende a humanidade. Mortes sem explicação estão acontecendo a todo instante em toda parte. Aquele episódio triste de Três Passos, que vitimou o menino Bernardo é uma dessas barbáries que se repetem por toda parte que denotam a falta de sensibilidade das pessoas com os seus semelhantes. 

OUTROS ERAM OS TEMPOS - Nos tempos recuados da minha infância, 70 anos atrás, não existia o tal de "bulling". Naquele tempo se chamava "deboche" e sabe o que acontecia a quem debochava? Levava um murro na cara, ou um chute no meio das pernas. E nunca mais se arriscava a importunar alguém com este tipo de brincadeira de mau gosto. 

MAU ESTADO DAS RODOVIAS - Há muita reclamação da população e, sobretudo, dos motoristas sobre o mau estado das estradas. As estradinhas no interior, sem acostamento, estão esburacadas, há crateras uma dentro da outra. E não há dinheiro para recuperar o asfalto deteriorado. Quer dizer, os proprietários de veículos pagam alto IPVA e não tem o benefício de boas rodovias. Onde isso vai parar não se sabe. Muitas estradas do interior  nos municípios da região também não estão boas. Há muitas reclamações dos munícipes.  

DÉCIMO TERCEIRO - Pelo menos, dois municípios gaúchos já anunciaram que vão pagar a primeira parcela do 13° salário já no mês de março, provando que a situação econômica daqueles municípios está sob controle e em boas condições. Com certeza, outros municípios vão imitar aquelas comunas, para provar que estão praticando uma boa administração. 

SAFRA DE GRÃOS DO RIO GRANDE DO SUL SUPERA EXPECTATIVA. Emater estima que safra de verão deverá chegar a quase 32 milhões de toneladas. Apesar das condições climáticas adversas em algumas regiões. 



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

17/05/2019   |
10/05/2019   |
04/05/2019   |
26/04/2019   |
12/04/2019   |
05/04/2019   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS