Terça-feira, 19 de junho de 2018
Ano XXX - Edição 1512
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

140 crianças e jovens atendidos pelo programa AABB Comunidade

23/03/2018 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Na faixa entre 6 e 18 anos, projeto atende alunos matriculados na rede pública de ensino 
Em atividade há 20 anos, o programa AABB Comunidade já atendeu mais de 2.800 crianças e adolescentes em Três de Maio. A principal finalidade é complementar a atividade escolar e a inserção social, atendendo crianças e adolescentes na faixa etária de seis a 18 anos, pertencentes à família de baixa renda, matriculadas na rede pública de ensino.
Este ano, são atendidos 140 alunos, dos seis aos 18 anos, das Escolas Municipais Martinho Lutero, São Pedro, Sales Guimarães e Germano Dockhorn. Os alunos realizam atividades de esporte e recreação, natação, artesanato e música, sendo que cada aluno participa do programa duas vezes na semana no turno inverso ao escolar.
Conforme o coordenador Cesar Springer, o programa pode ser considerado uma forma de atrair as crianças para atividades saudáveis e livrá-las dos perigos que existem nas ruas. "Como o programa atende as crianças no turno inverso à escola, elas estão envolvidas com atividades prazerosas e saudáveis, na qual ajudará na formação de caráter e comportamento, tornando essas crianças protegidas das ruas e da drogadição", afirma, destacando que a iniciativa possui fundamentação no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Segundo o coordenador, o programa contribui para a inclusão, a permanência, o desenvolvimento educacional de crianças e adolescentes de famílias de baixa renda, por meio de atividades socioeducativas, culturais, artísticas, esportivas e de saúde, integrando as famílias a escola e a comunidade.
Atualmente, além do coordenador, o programa conta com quatro monitores e uma merendeira. 

Parceria entre Prefeitura, Secretaria de Educação e Fundação Banco do Brasil
Em Três de Maio, o AABB Comunidade está vinculado ao programa "Ações Educativas Complementares", da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Educação, e, com esta parceria, os alunos participantes do programa são exclusivamente da rede municipal de ensino. As crianças e adolescentes interessados em participar deverão primeiramente estar matriculados em escolas de rede municipal e, em seguida, poderão fazer a matrícula no Programa de Integração AABB  Comunidade, conforme a disponibilidade de vagas.
De acordo com o coordenador, o programa é uma parceria entre Prefeitura, Secretaria de Educação e Fundação Banco do Brasil. A Prefeitura disponibiliza os funcionários, a parte da merenda, o transporte, material didático, e profissionais da área da saúde que atendem os alunos do programa, pois nas sextas-feiras uma pediatra realiza os atendimentos médicos com os alunos, e também é disponibilizado atendimento odontológico. 
Cesar explica que a Fundação Banco do Brasil disponibiliza a estrutura física onde são realizadas as atividades; o material didático para as oficinas, e a compra dos kits dos alunos, onde cada ano eles ganham bermuda, calça, camiseta, casaco, boné, cardigã, mochila, tênis, chinelo, meias, toalha de banho, shampoo, condicionador, sabonete, filtro solar, escova de dente, creme dental e fio dental.

Programa AABB Comunidade deste ano teve início no final de fevereiro, com atividades de integração para as 140 crianças e jovens atendidos 

FOTO: PREFEITURA TRÊS DE MAIO/DIVULGAÇÃO



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

15/06/2018   |
15/06/2018   |
08/06/2018   |
08/06/2018   |
01/06/2018   |
25/05/2018   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS