Sexta-feira, 19 de julho de 2019
Ano XXXI - Edição 1566
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Economia para Consumo

12/12/2016 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
À GUISA DE COMENTÁRIO - QUEM NÃO É METIDO NÃO FORMA - É preciso ter pena dos tímidos ou reservados. Pena, porque eles jamais aparecem. Não formam. São sempre relegados e esquecidos. Para aparecer na tela, é preciso levantar o topete. Se o tímido se descuidar, lhe pisam nos pés e o empurram para fora da foto. Os ousados, estes sim, têm vez e são alevantados: aparecem em primeiro plano na foto. Além dos tímidos e dos reservados, existem os educados. Aqueles que deixam passar os outros por cima por mera consideração. Porque aprenderam na escola da vida que é preciso respeitar. Respeitar os mais velhos, respeitar as autoridades, respeitar o próximo. Aqueles outros, os ousados, não aprenderam isso na escola da vida e entendem que sem aprendizado possam avançar. Não pensem que a modesta mãezinha, dona de casa, cozinheira, vá dar cotevelaços na ousada madame. Ela sempre, para sempre, ficará no seu lugar. Ou, talvez, pensem que o coitado do roceiro, acostumado às lides campeiras, vá sobrepor-se ao rompante do patrão. Os modestos têm o seu lugar e o respeitam. E quem é metido mete o cotovelo onde pode, para impedir passagem. 

"FAZENDO DIREITO, O BRASIL TEM JEITO". A frase é de Paulo Skaf, presidente do Senai. 

ESTE FINAL DE ANO NÃO ESTÁ MUITO LEGAL: HÁ MUITA RONHA NO AR. O PAPAI NOEL PODERIA DAR UM JEITO NISSO. 

JURO CAI MAIS - O Copom reduziu a taxa básica Selic mais uma vez: de 14% passou para 13,75%. Isso significa que a inflação está em queda. Uma queda lenta, muito lenta. A expectativa é de que a taxa básica caia para 10% até abril de 2.017. 

"NO BRASIL ATUAL SÓ EXISTEM MENTIRAS, INFELIZMENTE". Frase de Juremir Machado da Silva. 

O MELHOR VINHO - É servido no fim da festa, como aconteceu nas Bodas de Caná. É o que está fazendo a administração municipal de Três de Maio: no último mês do mandato geminado, são entregues as obras mais importantes: Parque Industrial II e o acesso asfáltico, a avenida Buricá e o EMEI Pequeno Príncipe. E a inauguração da rebaixadora da RGE poderá ser confirmada para dezembro. São investimentos com projeção futura, que alcançam mais de R$ 30 milhões. 

TUMULTOS - As últimas semanas foram tumultuadas. Houve forte tumulto social motivado por um desastre aéreo e houve tumultos políticos no Congresso Nacional e também protestos de ruas. E com isso a nossa economia ficou tumultuada. E o que a nossa economia mais do que nunca precisa é de paz e tranquilidade. Neste momento, o governo preciso estimular o investimento, para que volte o desenvolvimento. 

HÁ OTIMISMO - No sentido de que a economia cresça em 2.017. A previsão é de que o PIB, no ano que vem, cresça 0,8%. E também há indicativos de que a inflação no ano que vem estaria em queda. Fala-se em índices próximos a 4,93%. O indicador oficial recuou para 6,69% neste ano. Com inflação e juros mais baixos automaticamente reduzem a renda real e animam o crédito. 

DATA HISTÓRICA - O dia 13 de dezembro é histórico para o colunista. Foi neste dia, em 1.961, que o colunista num fim de tarde melancólico, ingressou em território tresmaiense. Naquele tempo Três de Maio era uma cidadezinha, quando acontecia a segunda administração municipal e o Botafogo E. C. foi campeão pela primeira vez. 





Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

12/07/2019   |
05/07/2019   |
28/06/2019   |
21/06/2019   |
07/06/2019   |
31/05/2019   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS