Terça-feira, 20 de agosto de 2019
Ano XXXI - Edição 1571
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Economia para Consumo

11/07/2014 - Por João Seno
Tweet Compartilhar
À GUISA DE COMENTÁRIO - GARRA É NECESSÁRIO  -  O esporte nos ensina muito. O  esporte é uma escola. Cada disputa é uma aula.  Todos os esportes nos ensinam o respeito mútuo. O adversário não é inimigo.  Por isso, precisa ser respeitado. Não se admite, por exemplo, que um atleta durante o calor da disputa morda o adversário. Morder é coisa de irracionais. O esporte nos ensina o espírito de luta. Nos oportuniza a garra. Sem garra não se obtém o  objetivo do esporte, que é a vitória. O adversário não deve ser tratado com palavrões, muito menos de forma preconceituosa. No esporte, para se obter a vitória, é preciso aliar espírito de luta e técnica. São predicados indispensáveis. É bonito  ver os atletas na quadra se respeitando, mas lutando bravamente para terminar o prélio com o laurel da vitória. É desagradável o papel de muitos atletas, que apelam para a violência. É como ser vencedor comprando a parada. Imitar os bons atletas é tirar boas lições dos que praticam o esporte com lisura e beleza. Olhar sempre o esporte com olhos de aprendiz também faz parte da pedagogia esportiva. Uma boa aprendizagem é assimilar a garra dos contendores.   

ARGENTINA APLICA CALOTE?  -  No dia 30 de junho, a Argentina devia pagar US$ 1,33 bilhão à credores dos Estados Unidos ao que eles chamaram de fundos abutres. O governo dos hermanos ameaçou aplicar  o calote.  Que não se faça isso por aqui. Na verdade, é pior para todos, porque isso gera desconfiança econômica. Brasil sofre com a crise da Argentina.  

INFLAÇÃO ASSUSTA?  -  Perguntaram ao ex-presidente do Banco Central, Gustavo Franco, e integrante da equipe que formulou o Real, se é preocupante conviver com a inflação perto do teto da meta de 6,5%. O que ele respondeu? CLARO QUE É PREOCUPANTE.

PLANO REAL - Completou 20 anos no dia 1° de julho. O plano salvador, implantado em 1°de julho de 1994, quando o ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, está se deteriorando e a inflação batendo no teto da meta de 6,5%, assusta os consumidores.

MUITA CHUVA E POUCO FRIO - É ruim para a cultura do trigo. Pior do que isso, seria frio e chuva fora de época, lá por setembro. A safra do trigo 2014 já está prejudicada.

REGIÃO BUSCA - Subsídios no Ministério do Desenvolvimento Agrário para produtores de leite de toda região. Todos os municípios filiados à Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa buscam benefícios no MDA do Pronaf Mais Alimentos.

PREOCUPANTE  -  Vendas de supermercados caíram 4,45%, em maio. É preocupante, porque significa perda de poder aquisitivo da população, principalmente da mais carente.

BOM DINHEIRO  -  Os turistas que visitaram Porto Alegre nos cinco jogos pela Copa do Mundo, deixaram cerca de 1 bilhão de reais. Foram cerca de 350 mil visitantes, tendo cada um deixado cerca de R$ 3 mil reais. É pena que isto só aconteça uma vez em  64 anos. É bom dinheiro em tempo de vacas magras.  

PRIORIDADES - Quais as prioridades a serem discutidas durante a campanha eleitoral?  Vejamos: inflação, corrupção, segurança, crescimento econômico, infraestrutura, saúde, educação, piso do magistério e mudanças estruturais. E o que mais?




Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

16/08/2019   |
09/08/2019   |
02/08/2019   |
26/07/2019   |
19/07/2019   |
12/07/2019   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS