Terça-feira, 12 de novembro de 2019
Ano XXXI - Edição 1583
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Economia para Consumo

09/05/2014 - Por João Seno
Tweet Compartilhar
À GUISA DE COMENTÁRIO  -  QUAL A CARACTERÍSTICA - Perguntar não é desfeita, já se dizia lá atrás. Por isso, não vai nenhuma desfeita em perguntar: afinal de contas Qual é a marca registrada de Três de Maio? Ou seja, em que se caracteriza o nosso Município? Outros municípios se dão ao luxo de proclamar-se capital disso, capital daquilo e daquilo outro. Enquanto isso, Três de Maio, conforme já se ouviu relatos seria a verdadeira capital da soja. Mas este título foi atribuído a outra comuna. Agora, Três de Maio, desde 2009, está investindo decididamente na trilha do leite, abrindo caminho para atividade alternativa na pequena propriedade rural familiar. Segundo os resultados obtidos, o leite credencia Três de Maio a candidatar-se a ser a Capital ou a Meca do Leite. No entanto, não dá para dormir nas palhas, porque a produção de leite está sendo promissora em toda região adjacente, porque para muitos pequenos proprietários rurais é uma espécie de tábua de salvação, porque oferece rentabilidade e sustentabilidade familiar. Três de Maio já fez muitos ensaios tópicos e pontuais, mas até agora não adotou nenhuma característica definitiva. Por isso, por enquanto continua sendo capital ou cidade de nada. Será que o leite não emplaca?

DIA DAS MÃES - Cumpre assinalar que o Dia das Mães não deve servir apenas para presentear a genitora, mas para dar-lhe, sobretudo, valor educativo. Se todas as mães fossem boas educadoras, não haveria maus cidadãos.

ATÉ QUANDO OS CONFLITOS ENTRE AGRICULTORES E INDÍGENAS? SERÁ QUE NÃO EXISTE AUTORIDADE PARA MEDIAR ESTE ETERNO CONFRONTO ENTRE COLONOS E ÍNDIOS?  OU PRECISA MORRER MAIS GENTE?

200 MIL NA CALCINHA - Está se repetindo o episódio do dinheiro na cueca. Agora, dona Nelma Kodama, em rota de fuga, foi presa no Aeroporto de Guarulhos, quando tentava embarcar com 200 mil euros escondidos na calcinha em combinação com o doleiro Alberto Youssef.  Ela iria fugir da Polícia Federal na Operação Lava Jato. Você sabia?

LAMENTÁVEL - Foi o pronunciamento da presidente Dilma Rousseff na véspera do Dia do Trabalho, quando misturou alhos com bugalhos. Abriu o saco de bondades para os pobres e também para a classe média, quando devia exaltar a importância do trabalhador brasileiro na economia do País.  Hora imprópria, visando a campanha eleitoral à reeleição.

LEITE PORQUE LEITE -
Nos últimos anos o foco mais importante de Três de Maio é e está sendo o leite, tem que ser o leite. O leite tornou-se a tábua de salvação para muito pequeno produtor rural familiar. O leite está dando viabilidade econômica e sustentabilidade ao setor primário. Por isso, é preciso cantar em prosa e verso na III Expoterneira a importância do leite. Três de Maio não quer ser a Meca do Leite? Então, pois então! A Expoterneira não pode ser só festa.

FRASE QUE MEXEU -
"OS GAÚCHOS ESTÃO FELIZES, MAS POR ACOMODAÇÃO". Assim entendeu e disse o megaempresário gaúcho, Jorge Gerdau Johannpeter. O governador do Estado não gostou e reagiu. Mas houve quem concordasse:"DEVÍAMOS OLHAR PARA O LADO E VER QUE OUTRAS REGIÕES CRESCEM MAIS DO QUE A GENTE". Zildo de Marchi, presidente da Fecomércio. Acomodado ou não, é preciso reagir. O gestor tem que batalhar e buscar.




Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

08/11/2019   |
01/11/2019   |
25/10/2019   |
18/10/2019   |
11/10/2019   |
04/10/2019   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS