Terça-feira, 15 de outubro de 2019
Ano XXXI - Edição 1579
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Economia para Consumo

14/10/2013 - Por João Seno
Tweet Compartilhar
À GUISA DE COMENTÁRIO - ELEGÂNCIA NO FALAR E NO AGIR - Coisa diversa é a elegância no trajar. Coisa que muitos dos que podem, fazem. Sobretudo, mulheres de boas posses privilegiam a elegância no trajar. Bem diferente é aquela elegância no trato com as pessoas. Aquele jeito elegante de portar-se com o semelhante. É admirável este comportamento afável de pessoas que respeitam o coirmão. É, outrossim, admirável o jeito de falar de pessoas educadas. É no jeito de ser e no jeito de falar que se conhece as pessoas. É marca registrada do cidadão a fala e o comportamento. Quem se exalta, será humilhado. E, quem se humilha, será exaltado. Assim se expressa a Escritura. E com propriedade, porquanto ao longo dos séculos não aconteceu outra coisa. Quem diz o que quer, ouve o que não quer. É a tradução em troco miúdo da falta de elegância no falar. Agora, a falta de elegância no agir  não merece sequer consideração. Já ouviu falar isso? Quem com ferro fere com ferro será ferido? Então!    
BOA IDEIA - Já existem o IMPOSTÔMETRO e o SONEGÔMETRO. Alguém sabiamente sugeriu a criação do DESVIÔMETRO e do CORRUPTÔMETRO. Mas parece que não funciona mais o DESCONFIÔMETRO.  
APESAR DE TUDO - O trigo resiste às intempéries. O cereal-rei, como já foi chamado o trigo, resiste ao vento, às chuvas, à geada e ao granizo e segue em boas condições. Está prevista uma safra de 2,5 milhões de toneladas. Agora, é esperar até a colheita.
DOM GENEROSO -  O inquilino do meu apartamento, o 402, que foi intimado há mais de dois anos para desocupar o imóvel, e não o faz, apesar de ação tramitando na Justiça, poderia outorgar-me o título de Dom Generoso. Mas não o faz, porque lhe falta o p de personalidade.
IRRESPONSABILIDADE - Circula muita irresponsabilidade nos espaços sociais da internet. Lá o escrevinhador afirma o que quer. Comenta-se o que vem na telha e não acontece nada. Afirmar, por exemplo, que o ginasião pode cair, ou que a arquibancada pode desabar. Tudo pode cair, porque se trata de uma possibilidade e não de uma certeza. Mas mete medo. Isso tem nome: irresponsabilidade. O mundo também pode acabar.
POR FAVOR -  Aqueles que se metem a produzir notícias através de portais, por favor, tenham mais cuidado com a Língua Portuguesa, que está sendo crucificada cruelmente, em certo casos. Tá?
VEJAM SÓ - Nada menos de 68,4% dos gaúchos estão com dívidas. De cada quatro coirmãos, três estão devendo. Isso significa que muito poucos têm liquidez.
RELAÇÃO ESTREMECIDA - A presidente Dilma Rousseff deixou mal os municípios, diminuindo os repasses do Fundo de Participação dos Municípios/FPM. Agora, ela quer fechar o ano de bem com as prefeituras, com o objetivo de fortalecer o palanque, visando a reeleição. Imaginem só como funciona esta nossa política. Os prefeitos querem recursos e não promessas.
UMA HOMENAGEM JUSTA -  Nem sempre são reconhecidos aqueles que honram sua terra. Não  é o caso de Egon Theófilo Heinsch, que foi homenageado pela Câmara de Vereadores, no dia 30 de setembro. Ele merece o reconhecimento da nossa gente por ter sido emancipacionista e é o único ex-vereador ainda vivo da primeira legislatura. Um homem digno e uma legenda. Modelo para nossa geração. 


Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

11/10/2019   |
04/10/2019   |
27/09/2019   |
19/09/2019   |
13/09/2019   |
06/09/2019   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS