Domingo, 24 de maio de 2020
Ano XXXI - Edição 1604
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Todos os quadros gripais devem ser monitorados, diz enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde

24/03/2020 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Sem nenhum caso notificado até o momento, a Secretaria Municipal de Saúde de Três de Maio adota uma nova estratégia a respeito do novo coronavírus, seguindo as orientações da Nota Informativa da Secretaria Estadual da Saúde e do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, de 22 de março. 
O documento da Saúde estadual orienta que todas as pessoas com quadro de Síndrome Gripal (SG) atendidas nas Unidades Básicas e Pronto Atendimentos não serão notificadas para vigilância estadual nem serão coletadas amostras para diagnóstico laboratorial. Os pacientes com este quadro clínico deverão ser encaminhados para isolamento em casa por 14 dias, bem como todos os seus contatos domiciliares. Deverão receber as recomendações de precaução e isolamento conforme documentos orientativos.
Sobre essa nova sistemática, a enfermeira Tatiane Wächter, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Três de Maio explica que todos os quadros gripais devem ser monitorados e considerados possíveis "suspeitos" uma vez que "já estamos em fase de transmissão comunitária" em nível de país e, consequentemente, no Estado.

Cuidado ao enviar e compartilhar mensagens nas redes sociais
Por outro lado, a enfermeira Tatiane ressalta que a Secretaria pede cautela à população com relação a enviar e compartilhar mensagens de texto ou áudio em redes sociais e grupos de WhatsApp. "Agora, todo caso pode ser considerado suspeito. As pessoas devem ter cuidado e devem buscar informações corretas nos canais da Prefeitura." Ela declara que o momento é de adotar medidas de prevenção e isolamento, e não de gerar pânico com informações que não procedem dos órgãos oficiais. Além disso, diariamente, a Secretaria Municipal de Saúde irá divulgar a situação epidemiológica do município com relação ao novo coronavírus e em nenhum momento irá omitir da população a real situação do município.

Leia o documento na íntegra: javascript:nicTemp();

Enfermeira Tatiane Wächter, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Três de Maio






Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

27/03/2020   |
20/03/2020   |
29/11/2019   |
29/11/2019   |
29/11/2019   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS