Sábado, 7 de dezembro de 2019
Ano XXXI - Edição 1586
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Casa do Mel é inaugurada

14/11/2019 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Com mais de 112m² de área construída, Apimel tem capacidade de processamento de 13 toneladas de mel por ano

O dia 8 de novembro foi marcado pela inauguração oficial do Entreposto de Mel e Cera de Abelha - Apimel - em São José do Inhacorá. Localizado em Linha Barra Seca, o espaço é equipado para o beneficiamento do mel, num lote rural de 5.000 m² e uma edificação de 112,23m².
De acordo com o proprietário, Claudimir Filipetto, o local conta com estrutura física dividida em: área de recepção do material do campo (melgueiras) separada da área para beneficiamento, desoperculação, centrifugação, decantação e envase, cujo serviço é inspecionado pelo Serviço de Inspeção Municipal - SIM/SUSAF-RS. A Apimel opera com equipamentos adquiridos pelo empreendedor. A capacidade de produção e processamento é de mais de 6 toneladas de mel nesta safra, podendo chegar a 13 toneladas. A produção é comercializada em potes de 250g, 500g e 1kg.
Estiveram presentes no ato inaugural, o prefeito Gilberto Hammes, o vice-prefeito Eduardo Ludwig e equipe de trabalho, a Emater, representantes do Legislativo, do Conselho Municipal do Agronegócio (CMDA), conselho este, que participou, desde 2009, da elaboração e execução do projeto e a cedência ao atual empreendedor. Também marcaram presença a equipe técnica da Secretaria Municipal do Agronegócio e Meio Ambiente, representantes do Sicredi e Cresol, familiares, funcionários e a comunidade local parabenizando a família Filipetto pelo empreendimento. De acordo com Claudimir, o maquinário por ele investido e as instalações garantem a comercialização de um mel com plena qualidade e pretensão de vendas em todo o Estado.



Relembre
O empreendedor e apicultor Claudimir Filipetto observou que no munícipio de São José do Inhacorá havia a possibilidade de produção e envase do mel e comercialização do produto em todo território gaúcho, baseado na implantação do SUSAF (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte), que desde o ano de 2018 está apto em São Jose do Inhacorá - cujo sistema é regulamentado pelo Decreto Estadual n° 49340 de 5 de julho de 2012, o qual permite aos estabelecimentos registrados nos Serviços de Inspeção Municipal e que estejam engajados neste Sistema, o comércio em todo o território do Estado do RS. 
Através dos trabalhos realizados pela equipe da Secretaria Municipal do Agronegócio e Meio Ambiente - Smama, coordenados pelo Secretário Altair Dill e pelo médico veterinário, Tarciso Gabriel Mattner e equipe, o município  conseguiu sua adesão ao SUSAF em meados de 2018 e, com isso,  as agroindústrias do setor de origem animal passaram a comercializar seus produtos em todo o Estado, aumentado assim, a  geração de renda e possibilitado que novos empreendimentos se estabeleçam em São José do Inhacorá, como é o caso da Apimel do empreendedor C. Filipetto, que iniciou as atividades em agosto de 2019 e, em longo prazo, quer aumentar a capacidade produtiva da unidade.



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

25/10/2019   |
08/03/2019   |
15/02/2019   |
08/02/2019   |
30/11/2018   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS