Quarta-feira, 13 de novembro de 2019
Ano XXXI - Edição 1583
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Economia para consumo

19/09/2019 - Por João Seno
Tweet Compartilhar
À GUISA DE COMENTÁRIO - RECIPROCIDADE - Quando uma mão lava a outra é que temos reciprocidade. Quem te valoriza, você tem que valorizar. Quem te respeita, você tem que respeitar. É a reciprocidade que precisa existir entre as pessoas. Infelizmente, isso nem sempre existe, porque muitas pessoas não dão valor àquilo que tem valor. Pela vida afora encontramos pessoas que retribuem o valor que se lhes dá. Outras há, contudo, que não têm essa noção de valor e não retribuem o bem que se lhes faz. Dói, quando o seu valor não é reconhecido. Mas também é reconfortante, quando alguém reconhece o seu valor. Quem é útil a alguém, tem que ser retribuído na medida do possível. Felizmente, existem aqueles que cumprem este princípio, mas também há outros que não. Lamentável, pois.

VEJAM O QUE ELE FEZ - Não importa a idade e nem o nome ou o apelido. O que importa é o que ele faz. É o que se pode dizer a respeito do episódio do Patinho. O colunista nada tem a ver com a atividade político-partidária do autor de uma façanha inédita em Três de Maio. O Patinho elegeu-se suplente nas últimas eleições. Não é o primeiro suplente sequer, mas assumiu por 15 dias uma vaga no Legislativo. E tão logo que assumiu, solicitou diárias para se deslocar à Capital. Alguém de um site local meteu fogo na palha, queimando o guri. "O QUE VOCÊS ACHAM DE UM SUPLENTE DE VEREADOR, QUE ASSUME 15 DIAS, SOLICITA DIÁRIAS PARA VIAJAR?" E postou na internet. Pra quê! Choveram pauladas no lombo do novato. Mas deu a resposta: foi recebido na Capital pelo governador, vice-governador, deputados estaduais de vários partidos e deputados federais e por um senador da República. E o que mais? Arrancou RS 200 mil reais para aquisição de uma VAN para o município. Algum vereador já fizera coisa semelhante por essas bandas? Por isso, jovens lideranças que surgem precisam ser respeitadas, pois. Respeito é bom.

BOM GOVERNANTE - É aquele que, sendo adversário, e se pode dizer dele: é boa gente, simpático e cumprimenta todo mundo, não dá atenção apenas aos companheiros de sigla.

PILCHAS GUARDADAS - As pilchas estão guardadas. Sim, as pilchas deste colunista estão guardadas no armário, desde a década de 1960. Bombachas, aba largas, lenços - vermelhos todos - guaiaca e até botas estão lá guardadas. Lá também estão guardados muitos poemas, que nunca mais vieram a lume e não foram declamados. Tudo em represália a uma traição havida, quando foi eleito um patrão do CTG Tropeiros do Buricá, que sequer era gaúcho e não praticava o tradicionalismo, em lance político. Estes lances políticos de baixo calão aqui em Três de Maio eram useiros e vezeiros lá atrás. Muita gente boa foi queimada. Mas não perdi o gosto pelo tradicionalismo, que vem do tempo dos Irmãos Bertussi, de Jayme Caetano Braun, do padre Paulo Aripe, autor da missa crioula e tantos outros, entre eles, o nosso Ruy Biriva.

DA LOUSA AO COMPUTADOR OU DA SACOLA DE PANO AO CELULAR. Se quisesse publicar o histórico da minha vida, talvez, optaria por um destes títulos, ou algum não muito diferente.

DESFILE CÍVICO DEBAIXO DE CHUVA FOI COISA MAL PENSADA PELOS ORGANIZADORES DA PARADA CÍVICA DA SEMANA DA PÁTRIA. MUITOS PAIS, SOBRETUDO DE CRIANÇAS, ENTENDERAM QUE FOI UMA BOLA MAL CHUTADA. A PARADA, SEGUNDO ELES, PODERIA TER SIDO ADIADA PARA OUTRA DATA.

A RESPEITO DE GRAFIA - BOTAL se grafa sem hífen, como Grenal, Intercruz, Grecruz, mas Gre-Rosa. Lembro também que TRESMAIENSE ou boavistense se grafa igualmente sem hífen. Mas santa-rosense. O uso do hífen atualmente respeita questões fonéticas e não tem nada a ver com tradição. Faço essas observações, porque estou sendo constantemente corrigido.

EM PLENA SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO, FIQUEM DE OLHO NA CHEGADA DO PATINETE E DA SCOOTER, VEÍCULOS QUE VÃO TRAZER NOVOS PROBLEMAS.



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

08/11/2019   |
01/11/2019   |
25/10/2019   |
18/10/2019   |
11/10/2019   |
04/10/2019   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS