Sexta-feira, 20 de setembro de 2019
Ano XXXI - Edição 1575
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Economia para consumo

05/07/2019 - Por João Seno
Tweet Compartilhar
À GUISA DE COMENTÁRIO - O QUE É TER FÉ - Se nos perguntarem se Deus existe, podemos responder que sim, se temos fé. Do contrário, não seria possível, porque não temos como provar. Se o Papa Francisco existe não é artigo de fé, porque temos como provar a sua existência. Não se pense, pois, que é fácil ter fé. Nem tudo que existe pode ser provado. Muitos há que protestam "só acredito nisso, vendo". Como se vê, artigos de fé são fortemente contestados. Muitos querem tudo provado e demonstrado. É a turma dos realistas, Mas também existem os espiritualistas, que creem, mesmo não vendo. No entanto, o mundo, apesar da evolução da tecnologia, está pleno de incógnitas. Como devemos enxergá-las? 
"NÃO IMPORTA O QUE OUTRAS PESSOAS FALEM DE VOCÊ. O IMPORTANTE É QUE VOCÊ CONTINUE A PESSOA QUE SEMPRE FOI E, SE MUDAR, MUDE PARA MELHOR". Theodore Roosevelt.
PITADAS DE HISTÓRIA - Na década de 1960, quando aqui abordei, estudar era uma acrobacia. Os estudantes, a grande maioria, faziam o ginásio e muitos estudantes eram internos. Não havia, na então jovem Três de Maio, curso superior. Quem quisesse fazer Faculdade tinha que ir diariamente a Ijuí ou a Santo Ângelo. O primeiro curso superior a funcionar em solo tresmaiense foi Administração de Empresas, a partir de 1971, extensão da Universidade Federal de Santa Maria. Este colunista integrou a primeira turma. 
MAIS DINHEIRO - Agora foi Horizontina a felizarda beneficiada com recursos financeiros de Brasília. O deputado federal Pedro Westphalen destinou RS 200 mil reais para a agricultura horizontinense. Em outra oportunidade trouxe relação de outros municípios adjacentes que foram recentemente beneficiados. Perguntar não ofende: Quando será a vez de Três de Maio? 
EM CADEIA - Santa Rosa, Três de Maio e Horizontina aprovaram leis, proibindo fogos de artifício barulhentos, em cadeia, quer dizer, em sequência. Com certeza, outros municípios da região vão aderir a esta louvável iniciativa. Agradecem de coração todos os beneficiados, entre eles, os cães, que não toleram barulho de foguetório. 
NOTÍCIA TRISTE - Veio a público uma notícia incrível: "45 PROFESSORES PEDEM AFASTAMENTO POR DIA EM SÃO PAULO - Motivo - crise de ansiedade e depressão". Jamais, em tempo algum, deve ter acontecido coisa semelhante. Isso significa que dar aula, nestes tempos de tantas convulsões sociais, é extremamente difícil, porque o alunado é agressivo e certamente desinteressado do sistema e da técnica adotada pelo magistério. Esta crise deve marcar presença, sobretudo, nas grandes cidades. 
A HISTÓRIA DAS PONTES - Na região, a história das pontes sobre o Rio Uruguai é antiga. Tem mais de 30 anos. Mas nunca pintou um projeto robusto, porque não há dinheiro, não há recursos. A nossa região foi relegada no que tange a pontes que ligam o Nordeste do Estado com a Argentina. A mesma coisa não acontece com a fronteira, onde existem pontes sobre o Uruguai, em Uruguaiana, em São Borja e Itaqui. Aqui no Nordeste a discussão é o local da ponte: Porto Mauá-Alba Posse ou Porto Xavier-Puerto Javier?
ASFALTO - A administração municipal anunciou que vai asfaltar 30 mil m² na cidade de Três de Maio, usando parte dos R$ 10 milhões oriundos de empréstimo bancário. É pouco comparado aos 160 mil m² de asfalto implantados na administração anterior nas vias públicas do município. 
VENDAS DE VEÍCULOS - A venda de veículos no País cresceu 12% no primeiro semestre deste ano. Foram emplacados 1 milhão e 600 mil veículos entre janeiro e junho deste ano. Sinal de que a nossa economia está evoluindo para melhor. 
A RONHA DAS ESTRADAS - Todos querem estradas boas. Só que o momento é de estradas ruins, esburacadas e inacabadas. Tudo por falta de recursos. Ao que parece, o Daer incluiu o trajeto entre Catuípe e Independência da ERS-342 na recuperação do asfalto esburacado, após muita reclamação.



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

13/09/2019   |
06/09/2019   |
30/08/2019   |
23/08/2019   |
16/08/2019   |
09/08/2019   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS