Sexta-feira, 15 de novembro de 2019
Ano XXXI - Edição 1583
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Primeiro roteiro turístico de Três de Maio é apresentado

22/02/2019 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Circuito, que passa por sete locais, parte de Esquina Wünsch e culmina em Santa Lúcia, reunindo gastronomia, natureza e lazer.  Extensão é de aproximadamente 15 quilômetros
A administração municipal e o Conselho Municipal de Desenvolvimento do Turismo (Comdtur) fizeram na última semana a apresentação e a oficialização de um roteiro turístico de Três de Maio. Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, é o primeiro roteiro do gênero na história do município.
Denominado de Caúna, o roteiro foi apresentado em evento que reuniu um público de aproximadamente 200 pessoas, no dia 14, à noite, na Saci Produtos Artesanais, que se situa no km 129 da BR-472 e consiste em um dos locais que integram o roteiro.
Na atual administração municipal, o primeiro passo para um incentivo maior do poder público ao turismo foi a criação do conselho, por meio de envio de projeto de lei à Câmara de Vereadores.
Aprovado, o texto foi sancionado em junho de 2017, resultando na criação da lei municipal 2.979. Vinculado ao gabinete do prefeito, o Comdtur é um órgão colegiado, consultivo, deliberativo e de assessoramen-to governamental.
O órgão é composto por sete representantes da administração municipal e seis da sociedade civil organizada, como, por exemplo, da ACI e de entidades e empresas ligadas ao setor.

Roteiro inclui sete pontos
rodutos Artesanais (localizada em Esquina Wünsch) e continua pela trilha ecológica da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bem Viver Caúna (em Caúna Alta), pelo Balneário Cascatinha, de Naldo Witt (também em Caúna Alta), pelo pesque-pague de Celso Weimer (em Esquina Hettwer), pelo pesque-pague de Gelson Weimer (em Progresso), pelo pesque-pague, pousada, camping e balneário de Rosani Hübner (também em Progresso) e, por fim, pela vinícola e restaurante Casa Tertúlia (em Santa Lúcia).
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo e presidente do Comdtur, Paulino Menegat, diz que a distância entre o ponto inicial e o ponto final do roteiro é de aproximadamente 15 quilômetros, e que é possível fazer todas as visitações em seis horas.
O roteiro, integrado à Rota do Rio Uruguai, composta pelos 20 municípios da região Fronteira Noroeste, foi elaborado no final do último ano, a partir de visitas que integrantes da administração municipal e do Comdtur realizaram pelo interior de Três de Maio.
Segundo Paulino, o roteiro está aberto a receber novos locais para integrá-lo, desde que não sejam pontos deslocados do circuito, que aumentem consideravelmente a extensão do roteiro.

Outros circuitos serão criados
Após este primeiro roteiro turístico, outros serão criados, frisa o secretário. "É claro que Três de Maio tem muito mais pontos turísticos, mas não temos como abraçar neste momento todo o município. Temos que fazer por partes, e vamos fazer pouco a pouco para fazer bem feito", ressalta.
O próximo roteiro a ser trabalhado será Consolata, com as visitações devendo se iniciar em breve e previsão de que o roteiro possa já ser elaborado em março.
"Está muito em alta o interesse do setor público pela área do turismo, porque o turismo traz dinheiro novo para o município, e nós demos o primeiro passo. Se começam a vir, por exemplo, grupos turísticos de fora, é dinheiro que entra em Três de Maio. O comércio vende mais e pode haver um incentivo aos próprios empreendedores do turismo também", analisa Paulino.
Para o secretário, "muitas pessoas não sabem que Três de Maio tem essa potencialidade", o que muitas vezes, observa ele, as leva a se deslocar até municípios vizinhos para usufruir ambientes e atrações que são encontradas em Três de Maio.
Estão sendo produzidos folders com informações sobre o roteiro apresentado, dentro do processo de divulgação do roteiro e para serem disponibilizados em locais de grande circulação.

Protocolo de intenções foi assinado
Quanto ao fato de, eventualmente, alguns locais do roteiro não abrirem em domingos, Paulino lembra que, em muitas situações, turismo é agendamento, e que essa questão pode ser dialogada entre interessados e responsáveis pelos locais.
Ele também coloca o telefone da secretaria, (55) 3535-1449, à disposição para intermediação de contatos. Quanto à trilha ecológica da escola de campo Bem Viver Caúna, Paulino observa que a administração municipal coloca monitores à disposição para guiar os grupos interessados durante a trilha. Para isso, também basta fazer agendamento.
No evento de apresentação, o Município e o grupo do roteiro turístico assinaram um protocolo de intenções que visa ao fortalecimento do empreendedorismo na área do turismo em Três de Maio.
Alguns dos compromissos assumidos pelo Município no documento são a valorização dos elementos da natureza, a divulgação dos pontos turísticos (em folders, redes sociais, na imprensa), manutenção e melhorias dos acessos aos pontos turísticos, instalação de placas de sinalização (o que será feito em breve) e auxílio em projetos que busquem, com as esferas estadual e federal, recursos na área do desenvolvimento turístico.
De parte das empresas, alguns dos compromissos assumidos são o aperfeiçoamento do atendimento ao público visitante, preservação do meio ambiente e, na medida do possível, investimentos em seu local para o crescimento e o desenvolvimento do ponto turístico, visando também à geração de empregos e de renda.

Vinícola e restaurante Casa Tertúlia, localizada em Santa Lúcia, faz parte do roteiro



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

08/11/2019   |
08/11/2019   |
08/11/2019   |
01/11/2019   |
01/11/2019   |
25/10/2019   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS