Sexta-feira, 19 de julho de 2019
Ano XXXI - Edição 1566
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Atividade física: importância x preguiça

25/01/2019 - Por Yara Lampert
Tweet Compartilhar
As pessoas fazem atividade física por diferentes razões. Algumas, para melhorar seu desempenho em algum outro esporte que praticam; outros para alcançar o corpo que tanto almejam; eliminar os quilinhos indesejados e, ainda, a busca por uma melhor qualidade de vida. 
Mas o ponto em comum entre todas essas pessoas que iniciam um programa de exercícios físicos, com certeza é o conhecimento, o saber sobre os seus diversos benefícios. Saber da necessidade de melhorar as condições físicas e a qualidade de vida do indivíduo além do conhecimento sobre as consequências do avanço da idade aliado ao sedentarismo. 
Sabemos que nenhum ser humano é igual ao outro. Alguns podem ser meramente semelhantes, sendo essa uma prova de que as escolhas de cada um durante a vida trazem resultados no final dela. Podemos observar que, enquanto algumas pessoas de 70 anos já estão confinadas ao leito, outras de 80 anos permanecem extremamente ativas.
Para falar sobre estes e outros benefícios da atividade física e como sair da zona de conforto, entrevistei Lélis Larissa Scharb Dutra, educadora física e proprietária da Evidence Studio Personal.

Quais os principais benefícios da atividade física?
A prática da atividade física deveria ser uma das principais intervenções para a melhoria da saúde pública, já que pesquisas realizadas mostram que pessoas que são fisicamente inativas apresentam risco duas vezes maior de desenvolver doença coronariana e três vezes mais derrames do que as pessoas ativas. 
A atividade física está associada com a melhora da saúde, com a redução da morbidade e mortalidade, além de proporcionar melhoras nos aspectos psicológicos e sociais das pessoas que a praticam regularmente.

Mesmo sabendo da importância da atividade física, porque sair da zona de conforto é difícil?
Infelizmente, apesar de todos os estudos feitos sobre o tema, a sua importância só é percebida quando, de fato, há a necessidade de sua execução. Ou seja, olhando do ponto de vista de um indivíduo mais jovem, muitos não ficam impressionados com a possibilidade de que o exercício possa retardar um óbito que está localizado cerca de 50 ou 60 anos distante. Essa população não esta sendo educada com consciência. Nosso futuro não é alcançado, ele é vivido a cada instante, e é por essa razão que cada um dos nossos atos é importante. São atos pelos quais temos que nos responsabilizar, pois são projetados no futuro.

Sempre temos uma desculpa para não fazermos uma atividade física. Por que isso acontece com tanta frequência?
O grande número de tarefas do dia a dia faz com que as pessoas não tirem um tempinho para cuidar delas. O trabalho, os estudos, os filhos, tudo pode virar desculpa. É uma resistência para sair da zona de conforto em que está acostumado a viver.
Os motivos de adesão assim como de não aderência a um programa de atividade física, variam de acordo com os indivíduos e as prioridades estabelecidas por estes. Prioridades estas que têm muito a ver com a condição econômica, a idade e a fase de vida que cada indivíduo está vivendo. A capacidade de organização do tempo disponível, o local, o conhecimento sobre os benefícios, o conhecimento do profissional que ele encontra, a situação sócio-econômica, ordem médica, lazer, qualidade de vida, estética e saúde, também são  motivos que podem levar o indivíduo a procurar uma atividade física, assim como as mesmas, podem fazer com que ele não mantenha uma periodização das suas atividades.

Como criar o gosto para frequentar uma academia?
Temos que ser honestos com a gente mesmo; não são todas as pessoas que gostam de frequentar academia. Sugiro que todos testem os mais diferentes tipos de atividades físicas, caminhada, corrida, dança, lutas, academia, treinamento personalizado, futebol, voleibol, para que daí possa avaliar e, verdadeiramente, sentir o que ela mais gosta de fazer. Temos que nos descobrir e fazer o que gostamos. Ao decidir ir pra academia, escolha a que mais combina com você. Visite as academias da cidade, conheça o local, o que cada uma oferece, converse com os profissionais que lá trabalham. As pessoas apresentam as mais variadas personalidades, assim como cada profissional tem o seu jeito e a sua metodologia de trabalho. Analise aqueles que poderão te ajudar a alcançar teus objetivos, escolha a que mais combina com você.

Perder peso X saúde. O que as pessoas mais procuram na academia? 
Nós trabalhamos diretamente com a melhora do bem-estar físico e qualidade de vida. A grande maioria dos nossos alunos nos procuram pela saúde, para alguns, o emagrecimento está diretamente relacionado a ela, para outras é uma consequência para o seu bem-estar.

Por que praticar atividades físicas em academias?
Um dos maiores benefícios das academias é a presença integral de um profissional da área, que vai ajudar durante os treinos, ensinar os movimentos corretos e evitar lesões. 
Possuem aparelhos específicos para cada grupo muscular, facilitando e acelerando o desenvolvimento do aluno, além de poder ser desenvolvida e ou aprimorada todas as capacidades físicas essenciais para a vida, como: agilidade, força, velocidade, flexibilidade, resistência e coordenação motora. O professor vai incentivar e vibrar com cada conquista do aluno.
 
Como se manter focado e não desanimar de frequentar academia? 
Claro que bons resultados ajudam a deixar o aluno mais animado para continuar a prática, mas acima de tudo é a informação. Os resultados às vezes demoram a chegar, e ele está diretamente ligado ao foco que o indivíduo dá, como uma boa alimentação, assiduidade nos treinos, sono e descanso. Nós, profissionais, somos os guias que mostram o caminho o qual devem percorrer, mas é cada indivíduo que escolhe se vai seguir ou não. Um bom ambiente, uma boa relação entre aluno e professor é indispensável.

Lélis Larissa Scharb Dutra 



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

05/07/2019   |
21/06/2019   |
07/06/2019   |
31/05/2019   |
24/05/2019   |
17/05/2019   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS