Sábado, 18 de agosto de 2018
Ano XXX - Edição 1520
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Três-maiense em terras americanas

13/07/2018 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Estudante Vanessa Renata Menin Maia, 16 anos, participa do Programa de Intercâmbio do Lions Internacional

Um mês para conhecer os Estados Unidos, aprender novas culturas e realidades e fazer novas amizades. Com muita expectativa, a três-maiense Vanessa Renata Menin Maia, 16 anos, embarcou na tarde de quarta-feira, 11, com destino a Michigan, nos Estados Unidos. A chegada ocorreu na tarde de ontem.
A jovem três-maiense, estudante do 2º Ano do Ensino Médio do Colégio Dom Hermeto, conquistou essa oportunidade através do Programa de Intercâmbio e Acampamento Juvenil do Lions Internacional.
Como se trata de um intercâmbio cultural, e não de estudos, sua estadia em terras americanas é de um mês: entre 12 de julho e 21 de agosto. Além de Vanessa, outras pessoas da região e do Distrito LD-4 devem participar do programa de intercâmbio.

Um mês em solo americano
Vanessa faz parte há cerca de um ano do Leo Clube Três de Maio. Em uma reunião do clube, no fim do ano passado, o programa de intercâmbio do Lions Internacional foi apresentado aos integrantes. Cada interessado deveria "dar o nome", para posteriormente fazer sua inscrição.
Em janeiro deste ano, Vanessa se inscreveu. "Tinha três opções de países, por ordem de preferência. Coloquei em primeiro lugar Estados Unidos, em segundo Canadá e por último, Austrália. Depois de um tempo, recebi um e-mail, confirmando minha inscrição e fui aceita para o intercâmbio em Michigan, nos EUA", comemora.
A partir disso, a estudante providenciou passaporte com visto americano.
Para Vanessa, a maior dificuldade no estado americano não deve ser o idioma. "Além de estudar inglês no currículo escolar, fiz curso em escola de idiomas por oito anos. Me formei neste curso no fim do ano passado", conta, lembrando, inclusive, que a inscrição foi realizada em inglês.
A estudante se considera preparada para os desafios que devem surgir ao longo da sua estadia nos EUA. "Fazer intercâmbio sempre foi um grande sonho. Será minha primeira experiência internacional. Vai ser incrível", destaca a jovem, que sonha cursar faculdade de Medicina.
Como o intercâmbio é cultural, a finalidade é conhecer lugares, os costumes do local e fazer novas amizades. Tem também uma semana de acampamento, que vai reunir diversos intercambistas, de todo o mundo.
Na mala de viagem, a estudante está levando um material com apresentação em slides sobre o Brasil e ingredientes para preparar um prato típico da culinária brasileira. Esses últimos ela terá que apresentar no acampamento.  
Vanessa está hospedada na casa de uma família, em Michigan, - na companhia de outra intercambista, da Polônia - , e todos os detalhes da sua permanência lá estão definidos. Ponto fundamental, que deixa os pais dela - Renato Alves Maia e Elides Maria Vacaro Menin, em Três de Maio, mais tranquilos. 
Ela confessa, que no início, os pais não levaram a ideia dela de participar do intercâmbio, muito a sério. "Quando comecei a providenciar os documentos para a viagem, eles perceberam que eu não estava brincando", recorda. 
A família é responsável pelas passagens. Já a hospedagem, alimentação e o turismo são por conta do programa de intercâmbio e da família hospedeira.

Oportunidade de crescimento pessoal 
Para o diretor do Colégio Dom Hermeto, Gildor Scherer, a estudante terá uma adaptação tranquila nos EUA. "A Vanessa está na escola desde o Jardim B, e toda essa caminhada, com certeza, contribuiu para que ela estivesse preparada para essa experiência.  É uma oportunidade de crescimento pessoal muito importante."  
Gildor também ressalta que, como escola, o Dom  Hermeto se orgulha quando seus estudantes conseguem alcançar novos horizontes. "Ficamos muito felizes e sempre estamos abertos às parcerias, como as do Lions Clube e Rotary Club. Visualizamos um caminho para o jovem fazer o 'além da escola'", conclui. 

Há 57 anos, Lions Clube Internacional desenvolve Programa de Intercâmbio Juvenil 
"O Programa de Intercâmbio Juvenil do Lions Clube Internacional existe desde 1961 e tem proporcionado aos jovens de todo mundo, a oportunidade de vivenciar outras culturas (em quase cem países), fazer novas amizades e ter crescimento pessoal muito grande", explica o governador do Distrito LD-4, Ingo Veit.
Segundo Ingo, anualmente,  o programa oferece oportunidade para mais de cinco mil jovens escolher um país - onde permanecem hospedados em casas de associados -dentre os 48 mil Clubes de Lions espalhados pelo mundo. 
Para o governador distrital, quando a jovem três-maiense Vanessa Renata Menin Maia retornar, certamente terá muitas histórias para contar e uma grande experiência em sua bagagem.

Vanessa Renata Menin Maia, 16 anos

FOTO: DIVULGAÇÃO




Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

03/08/2018   |
03/08/2018   |
03/08/2018   |
03/08/2018   |
27/07/2018   |
27/07/2018   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS